A 25ª edição da Quermesse de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, superou as expectativas e bateu o público do ano passado, reunindo mais de 160 mil pessoas ao longo dos dias de festa. O evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade, atraiu moradores e turistas com shows, apresentações culturais, barracas de comidas típicas e diversas atrações na última semana.
Segundo a Prefeitura de Garopaba, além de celebrar as tradições locais, a quermesse teve grande impacto na economia: a rede hoteleira e os aluguéis por temporada registraram quase 95% de ocupação, gerando mais de R$ 70 milhões em movimentação financeira no município.
Já na área da Gastronomia e Economia Criativa, o impacto também foi positivo. "Os recursos arrecadados superaram R$ 2 milhões, considerando os ganhos das entidades gastronômicas, dos artesãos, dos expositores da feira de negócios e também das bandas e atrações locais, que abrilhantaram os palcos e encantaram o público com o melhor da nossa cultura. Esses valores retornarão à população por meio de projetos sociais e ações comunitárias, gerando legado e desenvolvimento”, destacou a Prefeitura em publicação nas redes sociais.
Entre os momentos mais marcantes do evento estiveram a tradicional Cavalgada de Corpus Christi, com mais de 200 cavaleiros, e o desfile de carro de bois, que reuniu 70 carreiros em homenagem ao agronegócio e a pesca artesanal, pilares da identidade de Garopaba.
"A grandiosidade do evento não se refletiu apenas em números. Ela foi sentida no brilho nos olhos dos mais de 500 voluntários, que se entregaram com amor à organização, nos aplausos aos mais de 30 expositores, 50 artesãos, grupo de mães, representantes do Quilombo do Fortunato e do Mercado do Produtor, e no entusiasmo de todos que participaram com orgulho", acrescentou a gestão municipal.