P U B L I C I D A D E

SC-434 fica de fora do pacote bilionário do governo do Estado

Rodovia Abílio Manoel de Lima não foi contemplada entre as 60 estradas incluídas no programa de revitalização.

Thiago Pereira

10 de agosto de 2023

atualizado às 15:11

A Rodovia Abílio Manoel de Lima, a SC-434, ligação Sul de Garopaba (SC) com a BR-101, não foi contemplada no programa Estrada Boa, apresentado na manhã desta quinta-feira (10) pelo governador do Estado Jorginho Mello (PL). No total, estão previstos trabalhos em 1,5 mil quilômetros de estradas, sendo 504 de implantação e restauração e 1000 de revitalização.

A pincipal ligação de um dos destinos turísticos mais visitados do Estado ficou de fora, mesmo com inúmeras deficiências e estando no rancking de uma das estradas mais perigosas do Estado. Em levantamento realizado em 2018, a rodovia havia contabilizado 829 acidentes e 32 mortes, em dez anos.

O município de Imaruí será comtemplado em duas rodovias, com a implantação e pavimentação asfáltica da SC-437 - trecho Aratingaúba - (entroncamento SC-436 - Beata Albertina Berkembrock), e pavimentação asfáltica da Rodovia SC-437 entre Pescaria Brava até a divisa com Imaruí (Siqueiro).

Serão R$ 1,5 bilhão em obras estruturantes e R$ 665 milhões em revitalização. No total, 231 municípios serão beneficiados em 60 rodovias (sendo 38 na primeira fase). A partir do programa, mais de 20 mil empregos serão gerados. O cronograma de conclusão prevê um prazo médio de 24 meses e máximo de 36 meses.

Os recursos são provenientes de financiamentos do BNDES (R$ 1,5 bilhão) e de fontes próprias do Estado (R$ 665 milhões).

Santa Catarina possui 131 rodovias estaduais, com 615 segmentos de trecho de interligações, acessos, contornos e pontes, totalizando 6.298,20 quilômetros de malha rodoviária.

“O modal rodoviário é fundamental para a economia catarinense, ele contribui para a geração de empregos, para uma melhor distribuição da renda, para o escoamento da produção e para o desenvolvimento”, avalia o secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, coordenador do Estrada Boa.

O que é feito em cada intervenção

Implantação – drenagem, correção de curvas, melhoramento de traçados, construção de interseções e pavimento, sinalização
Restauração – drenagem, novas interseções e correções de curvas, revestimento e sinalização
Revitalização – roçada e drenagem, recuperação do pavimento, microrrevestimento, sinalização

Revitalizações (10 meses)

R$ 340 mi em 2023 (Início agosto 2023)
R$ 325 mi em 2024 (termino maio 2024)

Obras reestruturantes

R$ 1,5 bilhão (previsão de 36 meses)

Veja a relação completa das rodovias beneficiadas:

VEJA TAMBÉM:

detentas-mulher-prisao-1555960465951_v2_
Mulher com mandado de prisão em aberto por furto é presa no Centro de Garopaba (SC)
operacao_da_policia_civil_em_sao_paulo
Megaoperação investiga fraude fiscal no setor de combustíveis em 5 estados e Distrito Federal
sirene-de-carro-da-policia-penal-de-sant
Mais de 6 perfurações pelo corpo: homem é vítima de tentativa de homicídio no Sul catarinense
modelo siteYT (2)
Mais segurança no trânsito: Paulo Lopes recebe nova rotatória para retorno na BR-101 Sul/SC
modelo siteYT (5)
Disparo em casa noturna de Floripa: Polícia Civil cumpre mandado contra suspeitos
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E