Na manhã desta terça-feira (15), por volta das 8h30, um apagão nacional afetou diversas regiões brasileiras. De acordo com informações do g1, tanto o Distrito Federal quanto pelo menos 19 estados tiveram interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de energia do Sistema Interligado Nacional causou a interrupção de 16 mil MW de carga nos estados do Norte e Nordeste, afetando também o Sudeste e Sul.
“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou o órgão em uma nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia.
O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse ter determinado a criação de uma sala de situação e a apuração das causas do incidente.
O funcionamento de serviços públicos, como o metrô de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, foram prejudicados pelo desabastecimento.
Confira os estados afetados
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Santa Catarina
- Sergipe
- São Paulo
- Tocantins
Situação em SC
Por volta das 9h, conforme a NSC, o estado de Santa Catarina registrava a falta de energia em pelo menos 593 mil unidades consumidoras. As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) emitiu uma nota sobre o ocorrido. Confira:
"A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.
O ERAC - Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia. Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.
O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN). Ainda não há informações oficiais da causa que levou atuação do ERAC."
Com informações do g1.