O Governo de Santa Catarina realizou na manhã desta quarta-feira (16) uma nova vistoria para averiguar a situação das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, que ligam a Ilha à região continental de Florianópolis. A medida atende a uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina, que enviou à Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) um relatório da empresa Nova Engevix, publicado em dezembro de 2022, que aponta diversos problemas estruturais no local.
Com o apoio do Corpo de Bombeiros, o secretário de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina (SIE), Jerry Comper, acompanhado do engenheiro especialista em recuperação de estruturas de concreto, Mauro Lacerda Santos Filho, vistoriaram os 18 blocos de sustentação das duas estruturas.
De acordo com o engenheiro, não há risco de colapso e nem mesmo a necessidade de interdição das pontes. O especialista explica que a questão é muito mais um problema estético, que passa a sensação de insegurança para a população.
“É necessária sim uma intervenção, mas dentro de um conceito chamado Retrofit, que é relativamente novo na engenharia,” projeta o profissional. O Retrofit é uma técnica de revitalização de instalações antigas que procura modernizar o espaço, retificar problemas e deixá-lo mais seguro e adequado para os usuários.
Segundo o Governo, serão feitos todos os passos necessários de engenheira de recuperação das estruturas, para a realização de um diagnóstico preciso. A partir deste documento, será elaborado um projeto completo para melhoria das Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. “Não estamos buscando soluções paliativas. A orientação do governador é para fazermos um projeto abrangente e duradouro,” acrescenta o titular da SIE.
Com informações da Secom