No início da madrugada desta sexta-feira (25), um detalhe curioso chamou a atenção de moradores de cidades do Rio Grande do Sul. Diversos vídeos publicados nas redes sociais mostram uma luz cruzando o céu, fruto de um rastro de fogo de lixo espacial. O assunto foi um dos mais comentados da internet e muitos internautas chegaram a especular que se tratava de um meteoro.
Segundo a análise do Observatório Heller e Jung, a luz foi causada pela reentrada na atmosfera de um pedaço de foguete russo que estava na órbita da Terra. O material é considerado lixo espacial.
De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) na região sul e proprietário do observatório, o foguete em questão é o Soyus SL-4 R/B, lançado em 22 de agosto de 2023 no Cazaquistão.
O especialista explica que a reentrada da estrutura na órbita terrestre estava prevista. A trajetória aproximada incluía a passagem desde a região do Uruguai, atravessando o Brasil até o Norte.
Dados do observatório mostram que o corpo de foguete entrou na atmosfera terrestre às 23h39min53s e ficou até 23h41min31s — ou seja, mais de um minuto.
Há relatos de usuários que afirmam ter avistado a forte luz no céu de cidades como Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Nova Santa Rita, Taquara, Lajeado, Capão da Canoa, Montenegro, Bento Gonçalves e Vacaria. Há também registros da passagem no céu de Criciúma (SC).
Ainda não se sabe onde foi o final da trajetória e se ele caiu. O observatório seguirá analisando.
Veja o rastro de fogo de lixo espacial no céu do RS:
Com informações do jornal GZH