P U B L I C I D A D E

Quilombolas de Garopaba (SC) recebem ações para delimitação do território

Técnicos do Incra estiveram na comunidade quilombola do Morro do Fortunato para coletar dados das famílias e realizar um levantamento topográfico.

Redação PIXTV (Digital)

7 de setembro de 2023

atualizado às 11:25

Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Santa Catarina estiveram, de terça (29) a quinta-feira (31), na comunidade quilombola do Morro do Fortunato, localizada em Garopaba. Os trabalhos se concentraram em duas frentes: cadastramento das famílias e levantamento topográfico, ambas visando fundamentar o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), uma das etapas para a titulação do território.

Com os dados coletados com o GPS em campo, a Cartografia do Incra irá elaborar planta e memorial descritivo da área, concluindo o georreferenciamento que definirá com exatidão localização e fronteiras do território. O processo também prevê a atualização do levantamento fundiário, a fim de verificar as matrículas das propriedades sobre as quais incide a área reivindicada pela comunidade.

“A gente já tem o relatório antropológico concluído desde 2017 e também o levantamento fundiário, que agora será atualizado. Isso somado ao trabalho da cartografia e o cadastro das famílias é o que faltava para o RTID da comunidade, um dos três que pretendemos finalizar esse ano em Santa Catarina”, explica Marcelo Spaolonse, antropólogo do Incra/SC.

Segundo o superintendente regional, Dirceu Dresch, a perspectiva é avançar na regularização dos territórios quilombolas do estado e também garantir o acesso das famílias a políticas públicas que melhorem sua qualidade de vida. “Isso ficou claro no planejamento do Incra realizado semana passada em Brasília”, explicou.

Além do Morro do Fortunato, a intenção é elaborar o RTID das comunidades Aldeia, também em Garopaba e Santa Cruz/Toca, em Paulo Lopes. Além disso, há perspectiva de publicação da portaria que irá reconhecer o território Morro do Boi, em Balneário Camboriú, e parceria para a elaboração de relatório antropológico da comunidade Caldas do Cubatão, em Santo Amaro da Imperatriz.

Os trabalhos da equipe do Incra contou com o suporte da Defesa Civil de Garopaba, que atua junto às áreas de risco da comunidade, e também da Secretaria Municipal de Agricultura.

Fonte: Incra/SC

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E