Nesta terça-feira (12), o governo gaúcho atualizou o número de pessoas desaparecidas após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul durante a passagem de um ciclone extratropical. Segundo investigação da Polícia Civil, há ainda oito desaparecidos. Os demais 38 casos reportados pelos municípios na semana passada acabaram descartados.
A informação foi divulgada em entrevista coletiva realizada pelo vice-governador Gabriel Souza em Encantado, onde funciona o Centro Regional de Ação de Recuperação.
O vice-governador explicou que o dado é dinâmico e pode aumentar ou diminuir. “Este é um número menor do que tínhamos até ontem, 46, mas ainda nos preocupa. Quero agradecer o trabalho ágil da Polícia Civil, que fez uma apuração minuciosa, procurou cada família e conseguiu descartar, ao todo, 83 casos”, disse.
As oito pessoas oficialmente desaparecidas são das seguintes cidades: Lajeado (2), Roca Sales (1), Muçum (4) e Arroio do Meio (1). O nono caso, comunicado nesta manhã, e que ainda será investigado, é de Encantado. Gabriel fez um apelo às famílias para que relatem casos de desaparecimentos e localizações imediatamente. “Queremos contar com a colaboração da comunidade para mantermos esta lista atualizada”, solicitou.
Como famílias podem contatar a Polícia Civil
A orientação do comando da operação é que as pessoas procurem atendimento nas Delegacias de Polícia dos municípios atingidos para informar desaparecimentos. Também é possível entrar em contato por WhatsApp por meio do número (51) 9 8444-0606.