O projeto de ampliação da escola estadual EEB Visconde do Rio Branco, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina, sairá do papel. A informação foi divulgada após uma reunião na Secretaria do Estado entre o Vereador Beto Pereira (PL), que solicitou a obra, o Secretário Estêner Soratto Júnior, a Coordenadora Regional de Educação Marlise Gisela Nunes e a Diretora da Escola Visconde, Fabiana Alice Góes, em 5 de outubro.
"A demanda de vagas vem crescendo a cada ano. Já estamos completamente sem vagas para o ano que vem e, todos os dias, existe procura", explica a Diretora Fabiana. A instituição, uma das maiores de Imbituba, atende mais de 670 alunos em três turnos, desde o primário até o ensino médio, de vários bairros e até da cidade vizinha, Garopaba. "Não temos laboratórios de ciências e auditório. A quadra fomos contemplados com a revitalização. Precisamos da melhoria da estrutura física para oportunizar aos alunos um ensino de maior qualidade."
Durante a reunião na Casa Civil, em Florianópolis, o Secretário Soratto autorizou a elaboração do projeto. Os estudos preliminares já foram realizados, conforme informou a Coordenadora Regional de Educação Marlise. Agora, o projeto deve apontar a viabilidade técnica, inclusive a possibilidade de um ginásio de esportes, já que a área atual da quadra não tem espaço suficiente para cobertura e o custo da obra para o repasse.
Outras demandas da região
Na reunião, o vereador Beto Pereira também cobrou informações sobre o andamento de outras solicitações para a cidade de Imbituba. Entre as solicitações estão:
- Agilidade na assinatura do convênio que completa a conclusão da obra na Av. Central do Rosa, em Ibiraquera;
- Destinação de recursos para pavimentação de trecho na Rua Manoel João Bartolomeu Pacheco, no bairro Penha;
- Melhorias na Rodovia SC 434, como acessos, faixas elevadas para pedestres, iluminação, entre outras;
- Obras da Marginal da BR 101, que está em andamento com a concessionária CCR.
O Secretário da Casa Civil Estêner Soratto analisou cada uma das solicitações e se comprometeu, dentro das condições do orçamento, com as providências e encaminhamentos para as secretarias responsáveis.
O convênio para o andamento das obras na Av. Central do Rosa seria assinado na visita do governador Jorginho Melo ao Porto de Imbituba na última semana. No entanto, devido às chuvas no Estado, a agenda foi cancelada. Para que a obra não tivesse atrasos, foi publicada a destinação do recurso no Diário Oficial do Estado e o município já pode iniciar a obra, recebendo a primeira das quatro parcelas nos próximos dias.
"Quanto à pavimentação no bairro da Penha, infelizmente por falta de projeto no município, o valor foi suspenso pelo Governador anterior. Agora, com o projeto pronto, pedimos para aumentar o valor do repasse para R$ 500 mil, para contemplar um trecho maior. O recurso foi sinalizado positivamente pelo Governo do Estado, na qual agradeço ao Deputado Sorato, Secretário de Estado", comemora Beto Pereira.
"Agradeço também à Coordenadora Regional de Educação Marlise, por estar empenhada em atender essa demanda da escola Visconde do Rio Branco. Ela fez todos os encaminhamentos e agora com o projeto, não temos dúvida que o Governador irá nos atender", finaliza o vereador.