A última semana de outubro deve ser marcada por dias de muita instabilidade e chuvas intensas em todo o Estado, de acordo com uma nota conjunta da Epagri/Ciram e Defesa Civil divulgada nesta segunda-feira (23).
Entre sexta-feira (27) e sábado (28), são esperados volumes "bastante expressivos", com acumulados que variam entre 120 mm e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Norte, próximos à divisa com o Paraná. No restante do Estado, os acumulados previstos ficam entre 80mm a 120mm, com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.
A condição ocorre devido à formação de uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical no oceano, que volta a trazer temporais com chuva intensa e volumosa, e acompanhados por vendavais e chance de granizo. Durante o período, conforme a nota conjunta, o "risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais".
Entre terça a quinta-feira (26), a presença de uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, deve deixar o tempo instável no Estado. As pancadas devem se concentrar em áreas do Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.
Segundo a previsão, na sexta-feira (27), a chuva ocorre acompanhada de temporais com chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Grande Oeste e o Norte catarinense, se espalhando para as demais regiões ao longo do dia.
Entre o final da noite de sexta-feira e durante a madrugada e manhã de sábado, a chuva e os temporais ganham intensidade e se espalham sobre o Estado, sendo mais intensos entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Norte.
"No período de sexta a sábado, o risco é alto para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e muito alto para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul", alerta a nota.