Uma operação digital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bloqueou cerca de 80% dos aparelhos de TV Box ilegais, que transmitem clandestinamente o sinal de operadoras de TV a cabo e de serviços de streaming. Segundo informações do Jornal Hoje, a operação realizada na última quarta-feira (25) foi a maior já feita pelo órgão desde o início do Plano antipirataria, aprovado em fevereiro deste ano.
Na quarta, 150 servidores foram retirados do ar durante transmissão de jogos de futebol pelo laboratório antipirataria, inaugurado no mês passado pela agência. O espaço é usado para combater transmissões irregulares, onde os técnicos conseguem mapear aparelhos clandestinos que captam sinal de tv e bloquear a transmissão.
A Anatel estima que 7 milhões de aparelhos piratas sejam usados no Brasil. Desde o começo do ano, mais de 3 mil servidores que habilitavam ilegalmente o funcionamento de TV Box piratas foram bloqueados. Segundo a Agência, o trabalho é permanente porque os sistemas piratas são constantemente atualizados.
Perigos
Embora sejam comercializados livremente, inclusive na internet, por meio de anúncios no Google, o uso desses aparelhos é considerado crime. Os equipamentos de TV Box, não são autorizados pela Anatel.
Por serem kits piratas, a Agência alerta para o perigo de ter informações roubadas.
“Essa caixinha vai estar conectada na internet da sua residência. Se você tiver com seu celular no wi-fi da sua residência, acessando os dados da sua conta bancária, um exemplo, ele pode roubar sua senha, seus dados pessoais e isso é um alto risco para o usuário também. Ele tem que ter essa consciência de que tá pegando um serviço mais barato, mas é um serviço pirata, que traz grandes riscos a redes no nosso país e ele próprio”, destaca Moisés Moreira, coordenador do combate à pirataria na Anatel, em entrevista ao Jornal Hoje.
Com informações do g1 / Jornal Hoje