A Campanha de Multivacinação, que teve início em 14 de outubro e terminou no último sábado (28), alcançou mais de 410 mil crianças e adolescentes com idade até 15 anos em Santa Catarina. De acordo com o governo catarinense, quase 150 mil tomaram, ao menos, uma dose de vacina.
Mesmo com o fim da ação, as doses das vacinas seguem disponíveis nos postos de saúde de todo o Estado para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. Adultos, gestantes, idosos também podem procurar as unidades de saúde para atualizar a situação vacinal caso necessário.
“Este saldo positivo demonstra o comprometimento dos pais com a saúde de seus filhos e o trabalho exemplar de todas as equipes de saúde nos municípios. Mesmo diante dos momentos difíceis que enfrentamos nos últimos dias, Santa Catarina segue avançando nos índices vacinais”, enfatiza a Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto.
João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica, destaca a importância da vacinação. Segundo ele, quanto maior o número de pessoas vacinadas, mais segurança contra a circulação de doenças.
“É fundamental que toda população esteja com as doses em dia para evitarmos a circulação, a reintrodução de diversas doenças no Estado. A gente já sabe que as vacinas são seguras, são eficazes e evitam, principalmente, a evolução para casos graves, hospitalizações e mortes. Então, vamos vacinar”, finaliza o diretor.
Vacinas disponíveis
A Campanha de Multivacinação em Santa Catarina começou no dia 14 de outubro e o dia D, sábado no qual os postos de saúde ficam abertos para a vacinação, foi no dia 21 de outubro. Durante a Campanha foram oferecidas gratuitamente nos postos de vacinação do Estado todas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, assim como as vacinas de Campanha, como a Covid-19. Um total de 18 imunizantes que protegem contra mais de 20 doenças como a poliomielite, sarampo, caxumba, meningite, HPV, difteria, tétano e outras.
O período de duração da Campanha, de apenas 15 dias, foi uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde (MS) em todo o país, visando a recuperação das coberturas vacinais com base na realidade de cada local. Para isso, foram realizadas oficinas de planejamento da Campanha com membros da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde que replicaram o treinamento para as equipes do Estado e dos 295 municípios catarinenses.
Municípios adiaram Dia D devido às chuvas
Os municípios de Rio do Sul, Taió, Três Barras, Irineópolis e Porto União precisaram adiar a campanha devido aos estragos causados pelas chuvas de outubro. No entanto, segundo o governo catarinense, todos já realizaram ações de vacinação na última semana.
Em Rio do Sul e Taió, o dia D da Multivacinação foi no último sábado (28). Já em Três Barras e Irineópolis o dia D será realizado no dia 11 de novembro. Em Porto União, está previsto para 18 de novembro.