Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Prefeito de Imbituba tem mandato cassado e vice assume o cargo

Rosenvaldo da Silva Júnior foi cassado pela Câmara de Vereadores em sessão extraordinária na noite de terça-feira (14).

Redação PIXTV (Digital)

16 de novembro de 2023

atualizado às 09:42

A Câmara de Vereadores de Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, cassou o mandato do prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior (PSB) em Sessão Extraordinária na noite de terça-feira (14). A denúncia que culminou no afastamento do político foi aprovada por nove votos a favor e quatro votos contra.

Com a cassação de Rosenvaldo Júnior, quem assumirá o cargo será o vice-prefeito Antônio Clésio Costa (PP). Ele também foi julgado e, por oito votos a favor e cinco contra, foi absolvido pela Casa Legislativa. Para efetivar a cassação, eram necessários nove votos favoráveis dos 13 parlamentares.

O processo de cassação teve início em agosto de 2023, após um morador formalizar uma denúncia contra o prefeito, apontando infrações político-administrativas porque os mandatários não respondiam aos requerimentos da Câmara, além de uma suposta omissão na gestão dos recursos destinados pelo Governo do Estado ao município.

O PSB, partido do prefeito de Imbituba, afirma que o processo foi carregado de “ilegalidades e irregularidades”, e classifica a decisão como “inusitada”.

“A inusitada cassação, tem por base uma “denúncia” formulada por um cidadão, aduzindo suposta falta de resposta do Executivo Municipal à Requerimentos enviados pela Câmara de Vereadores que teriam resultado em omissão na gestão de recursos públicos repassados pelo Governo do Estado, fatos estes amplamente desmentidos por farta documentação e pela conclusão da comissão processante, criada pela própria Câmara Municipal”, afirma na nota o presidente do PSB, Claudio Vignatti.

A prefeitura e a defesa de Rosenvaldo emitiram uma nota conjunta sobre o caso. No texto, eles expressam a sua opinião contrária à decisão e alegam que ela foi tomada sem provas.

Veja a nota

“A Defesa do Prefeito Rosenvaldo da Silva Junior vem a público informar que não concorda com a decisão tomara pela Câmara de Vereadores na sessão extraordinária de ontem, 14 de novembro de 2023, que culminou na cassação de seu mandato arduamente conquistado nas urnas.

É inadmissível que em um estado democrático de direito, decisões sem provas sejam tomadas em nome da “legalidade”.

A história contada às futuras gerações será rigorosa para com aqueles que colocaram seus interesses particulares sobre a democracia.

A defesa tomará todas as medidas cabíveis para garantir o retorno do Prefeito Rosenvaldo da Silva Junior ao Poder Executivo da cidade de Imbituba, e com isso, permitir com que ele possa terminar o mandato pelo qual foi eleito democraticamente”.

Com informações do NSC TOTAL

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E