A chuva voltou a cair no Rio Grande do Sul desde a última quarta-feira (15), provocando novos estragos e deixando milhares de pessoas desabrigadas em pelo menos 138 municípios gaúchos. Segundo informações divulgadas neste domingo (19) pelo governo estadual, quatro pessoas morreram e 63 ficaram feridas.
Segundo a Defesa Civil, em todo o Estado, 2.653 pessoas estão desabrigadas e 7.527 desalojadas. Mais de 194 mil pessoas foram prejudicadas de alguma forma por vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e uma microexplosão, evento ocorrido em Giruá (a 470 km de Porto Alegre) que feriu fatalmente uma mulher após a estrutura de um ginásio ceder com a força do vento.
Outras duas mulheres morreram após a residência em que moravam ser soterrada em Gramado, na Serra, no sábado (18). Conforme a prefeitura, as vítimas são Elisabeta Maria Benisch Ponath, de 51 anos, e a mãe dela, Lidowina Lehnen, de 86 anos.
A quarta morte confirmada, de um homem, ocorreu em Vila Flores. Segundo a Defesa Civil, ele foi levado pela correnteza ao tentar atravessar a água de carro.
"Desde o início dos eventos, a Defesa Civil do Estado articulou o trabalho das forças de resposta. Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, Exército e coordenadorias regionais e municipais de Proteção e Defesa Civil têm agido incessantemente nas ações de resgate, salvamento e buscas, além de retirada de pessoas de áreas de risco, preventivamente, e ações de ajuda humanitária", afirma o governo gaúcho.
Vários abrigos precisaram ser abertos pelo Estado para receber as vítimas. No Vale do Taquari, os desabrigados são atendidos em 35 abrigos em dez municípios (Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza e Taquari).
Ainda conforme o governo, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil entregou cestas básicas para os seguintes municípios: Alegrete (400), Giruá (200), São Borja (400), Vila Nova do Sul (250), Arroio do Meio (150), Muçum (150), Roca Sales (150). Também foram entregues 750 litros de água potável para Muçum e 750 litros para Roca Sales.