Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

SC registrou cinco tornados no mês de novembro

Fenômeno foi registrado no Sul, Oeste e na Serra catarinense em menos de 20 dias, causando estragos como destelhamentos de residências e quebra de árvores.

Redação PIXTV (Digital)

23 de novembro de 2023

atualizado às 13:37

Santa Catarina registrou cinco tornados no mês de novembro, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado. O fenômeno ocorreu nas regiões Oeste, Sul e Serra catarinense em menos de 20 dias, causando estragos como destelhamentos de residências e quebra de árvores.

Os tornados registrados no mês de novembro foram:

  • Em Cunha Porã, no Oeste, no dia 6 de novembro. A força dos ventos chegou a arrancar árvores pela raiz;
  • Em Tubarão, no Sul, em 11 de novembro. O tornado atingiu árvores, telhados, vegetação e placas de outdoor;
  • Em Itá, no Oeste, em 16 de novembro. Com a força dos ventos, árvores ficaram retorcidas;
  • Em Urupema, na Serra, em 18 de novembro. Os ventos destruíram uma casa e causaram danos em outras. Árvores também foram atingidas.
  • Em Sombrio, no Sul, também no dia 18 de novembro. As tempestades causaram destelhamento de casas e galpões, além de quebras de árvores.

Os meteorologistas da Epagri/Ciram explicam que tanto os tornados como as chuvas de outubro, que estiveram muito acima da média, estão associados a uma primavera marcada pela atuação do fenômeno El Niño de forte intensidade, responsável nesta estação do ano por manter ativos e intensos os sistemas meteorológicos instáveis no Sul do Brasil.  

Entenda o tornado

“O tornado é uma violenta coluna de ar giratória, em formato de nuvem-funil, que se estende de uma nuvem de tempestade até tocar a superfície do solo”, explica a meteorologista Maria Laura Guimarães Rodrigues. Quando são formados sobre o mar, são chamados de tromba d ‘água. 

Imagem da Epagri explica como funciona o fenômeno.

De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, os tornados estão associados a sistemas de tempestades severas, registradas com frequência em Santa Catarina neste mês de novembro. Ela explica que os tornados resultam de uma supercélula, que são nuvens com intenso desenvolvimento vertical e topo frio.

“As supercélulas são fortes tempestades que apresentam rotação, essencial para a formação de um tornado. Elas possuem alto potencial para provocar danos associados a ventos fortes, como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica”, detalha ela. 

Um tornado é confirmado por uma análise combinada das imagens de radar com fotos e vídeos do local atingido. A passagem do fenômeno foi confirmada pela Defesa Civil de Santa Catarina.

Com informações do g1

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E