O Governo de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), realizou a entrega dos troféus aos vencedores do 24º Prêmio Fritz Müller, em Florianópolis, nesta quarta-feira (22). A iniciativa, que reconhece empresas e organizações que atuam a favor do meio ambiente em todo o Estado, premiou a SCPAR Porto de Imbituba pelo projeto socioambiental Costa Butiá.
O projeto vencedor na categoria "Projetos Socioambientais" é desenvolvido pela Autoridade Portuária desde 2018, com o objetivo de recuperar a forma tradicional de fazer artesanato com a palha de butiá. Busca também valorizar a cultura local e a espécie ameaçada e endêmica da região, mediante incentivo de práticas conservacionistas da Mata Atlântica e uso sustentável do butiazeiro.
A cerimônia de entrega do Prêmio Fritz Müller reuniu autoridades e representantes de empresas e organizações vencedoras nas 12 categorias ambientais. O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto, recebeu a homenagem, juntamente com o chefe do departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Paulo Márcio de Souza, e a coordenadora do projeto, Giseli Aguiar.
Urbano destaca que o reconhecimento do projeto mostra a importância da realização de boas práticas de responsabilidade socioambiental para um ambiente portuário sustentável. Para o presidente, o Costa Butiá reforça os valores desta gestão e do Governo do Estado de Santa Catarina, valorizando a comunidade do entorno portuário, gerando renda aos artesãos e promovendo ainda a conservação da palmeira tão significativa para a região.
Este é o quarto importante reconhecimento que o Costa recebe. Ainda em 2023, também foi vencedor do Prêmio Nacional Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental. E, em 2022, foi contemplado com o Prêmio Top 100 SEBRAE de Artesanato Brasileiro, concedido às 100 unidades produtoras de artesanato mais importantes do país. Outra conquista foi o selo do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia-franca (CONAPABF), que identificou e selecionou experiências inovadoras – boas práticas territoriais – em temas que permeiam a gestão da unidade de conservação e de seu entorno.
Recorde de participação em prêmio
Nesta edição, o prêmio bateu recorde de inscrições. Ao todo, 125 projetos ambientais participaram. Destes, 12 cases foram vencedores e 2 receberam menções honrosas.
O nome do prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Louvado em todo o mundo como um distinguido cientista, reconhecido como o primeiro a assumir e comprovar em campo as formulações teóricas de Charles Darwin, Fritz Müller deixou um legado científico e ambiental incontestável. Esta é a primeira vez que a SCPAR Porto de Imbituba é reconhecida com este prêmio.
Os projetos premiados envolvem novas ideias e tecnologias para conservação de recursos hídricos, preservação da vida silvestre, educação e gestão ambiental, recuperação de áreas degradadas, entre outras soluções para reduzir os impactos negativos da atividade produtiva.
Com informações da Secom