O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), afirmou que pretende se reunir com a Amazon durante sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28), em Dubai, para discutir o uso do nome do Estado e do Rio Amazonas pela empresa norte-americana de tecnologia.
A declaração, que viralizou nas redes sociais, foi dada em uma entrevista ao Jornal do Amazonas, da Rede Amazônia, afiliada da Rede Globo, na última quarta-feira (29). O político anunciou que deseja fechar uma parceria com a multinacional de Jeff Bezos.
"A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia. Quanto é que a gente ganha por isso? A gente quer saber. Esse é um dos questionamentos que a gente vai fazer lá na COP”, disse o governador.
Segundo a CNN Brasil, em nota, a assessoria do Governo do Amazonas explicou que “governador Wilson Lima, ao se referir à empresa Amazon e o uso comercial do nome da maior floresta tropical do planeta, tem como principal objetivo chamar a atenção das grandes corporações, investidores e governos de países ricos para a necessidade do mundo discutir seriamente a preservação da Amazônia.”
Lima também destacou que será lançado no evento o projeto Amazônia 2030, uma iniciativa de pesquisadores brasileiros para criar um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia brasileira.
Origem do nome Amazon
De acordo com informações do jornal Valor Econômico, o nome da empresa, lançada em julho de 1994, foi realmente inspirado no Rio Amazonas, o maior do mundo em extensão e vazão.