Tubarão, no Sul de Santa Catarina, foi um dos destaques da edição 2023 do ranking elaborado pela consultoria Urban Systems que leva em consideração as melhores cidades do Brasil para fazer negócios. O município conquistou a 39ª posição na área de Educação, 47ª na Indústria e a 78ª no Agronegócio na lista de 100 municípios brasileiros.
O levantamento considera prefeituras com mais de 100 mil habitantes e analisa dezenas de quesitos e indicadores com base em sete áreas econômicas: Comércio, Serviços, Indústria, Mercado Imobiliário, Educação, Saúde e Agronegócio.
A pesquisa utiliza o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.
A prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, trabalha com o Programa de Desenvolvimento da Empresa Tubaronense – Investe Tubarão. O programa trata das leis de incentivo como: Santo de Casa Aqui Faz Milagre, Lei de Incentivo à Tecnologia e Inovação e Lei de Incentivo à Implantação de Loteamentos Inteligentes.
A iniciativa é mais uma ação alinhada ao plano de desenvolvimento de Tubarão, que tem objetivo de construir uma cidade mais humana, inteligente e sustentável.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Vechi, “o Investe Tubarão contribui para a competitividade e sustentabilidade dos negócios”.