A Polícia Civil de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, está fazendo um alerta após queixas de vítimas que caíram no golpe do falso médico, normalmente praticado através do WhatsApp. Os golpistas se passam por profissionais de saúde do Hospital São Camilo alegando que o paciente precisa com urgência de um medicamento, exame ou procedimento e, para isso, o familiar deve fazer um pagamento via Pix.
De acordo com o Delegado William Testoni Batisti, os estelionatários usam técnicas de engenharia social para obter informações sobre parentes das vítimas, aumentando a eficácia da fraude. A corporação recomenda que a população esteja atenta e verifique pessoalmente a veracidade de tais solicitações, especialmente em transações financeiras.
O Hospital São Camilo informou, em comunicado, que não entra em contato por telefone para divulgar e solicitar informações ou dinheiro. A instituição também reforçou que todos os pacientes internados e seus acompanhantes foram instruídos sobre o assunto.
“Não fazemos contato por telefone para solicitar valores em dinheiro, autorizar compra de medicamentos ou procedimentos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Hospital pessoalmente”, destacou o Hospital em comunicado nas redes sociais.
Com informações do RSC Portal