Um ex-estagiário da prefeitura de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, suspeito de desviar mais de R$ 400 mil em combustível do Executivo, foi preso em flagrante nesta quinta-feira (11). Segundo a Polícia Civil, a prisão ocorreu quando que ele fazia pagamentos com cartões de abastecimento desviados do município em um posto de gasolina no Centro de Itajaí.
A investigação do caso iniciou neste ano, após a Secretaria de Segurança Pública de Itajaí identificar a existência de abastecimentos fraudulentos em seu sistema de viaturas da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) durante um processo de auditoria interna. Chamou a atenção do órgão o abastecimento de viaturas já baixadas da frota, bem como abastecimentos sucessivos de uma mesma viatura em capacidade superior ao tanque do veículo, entre outras inconsistências.
As inconsistências foram comunicadas à Polícia Civil, que iniciou uma apuração conjunta com a Divisão de Investigação Criminal (DIC). Na tarde de quinta-feira, os órgãos de segurança verificaram novos abastecimentos fraudulentos em um posto de combustíveis no Centro. No local, os agentes encontraram o ex-estagiário do órgão com cartões de abastecimento desviados da Prefeitura.
O suspeito foi preso em flagrante por estelionato agravado por ter sido cometido contra um órgão público. O preso foi encaminhado ao sistema penitenciário e está à disposição da Justiça. O Inquérito Policial continua para aprofundamento das investigações.
“O ex-estagiário da Secretaria Municipal de Segurança Pública utilizou de seus conhecimentos sobre o procedimento interno do órgão para o cometimento das fraudes. Estima-se um desvio de mais de R$ 400 mil”, pontuou o delegado da DIC de Itajaí, Eduardo Ferraz.