Ao som de batuque, samba, maracatu e axé, as ruas de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, ganharam vida. Durante cinco dias, a cidade se transformou em um palco de cores, ritmos e alegrias, ao acolher cerca de 150 mil foliões de todas as idades, para um Carnaval marcado pela expressão cultural. A maratona de festa iniciou na sexta (9) e encerrou nesta terça-feira (13). "A programação diversa ofereceu atrações para todos os gostos e idades, e consolidou-se como inclusivo e comunitário", diz a prefeitura.
Destaque para o desfile de blocos que, mais uma vez, trouxe as famílias garopabenses como protagonistas pelas ruas da região Central de Garopaba. Quem prestigiou, viu de perto os trios elétricos, a purpurina no rosto e até o carro alegórico improvisado. À beira-mar, na Avenida dos Pescadores, no palco, bandas regionais agitaram o público noite adentro. Nos 5 dias de evento, a Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento estima um público de 100 mil foliões.
Praia da Gamboa
A festa foi com o pé na areia na Praia da Gamboa, onde houveram dois dias de desfiles: domingo (11) e segunda-feira (12). Com direito a trio elétrico, bandas e muita alegria, cerca de 5 mil foliões se divertiram à beça, com o repertório de bandas regionais. Este é o segundo ano consecutivo que o Governo de Garopaba proporciona estrutura com palco, tenda e programação de carnaval na região Norte de Garopaba.
Praia da Ferrugem
A Praia da Ferrugem, no bairro Capão, foi o "point" da juventude. Ao todo, participaram 50 mil foliões curtiram o carnaval de rua. A maioria visitantes de diferentes lugares de Santa Catarina, do Brasil e de países latino-americanos. Empresários, donos de pequenos negócios e de pousadas da Praia da Ferrugem revelam que, economicamente, o saldo é positivo. As atrações foram promovidas através de parcerias entre os comerciantes locais.
Quanto ao trânsito, segundo a Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento, o trânsito fluiu durante todos os dias de carnaval. Houve o trabalho de orientação das pessoas sobre a lei das caixas de som para turistas, locadoras de casas e rede hoteleira, para que todos se unissem em prol da sustentabilidade e organização. Quanto à segurança, a Polícia Militar esteve presente com veículos e a guarnição, em todos os períodos das confraternizações carnavalescas, que foram encerradas às 4 horas.
CarnaKids
No domingo (11) foi a vez da garotada se divertir à beça no CarnaKids, que iniciou com o desfile da Lagoa das Capivaras até a Praça 21 de Abril, no Centro Histórico. O spray de neve artificial coloriu de branco os cabelos, o corpo, e as barrigas que carregam no ventre futuros foliões. O evento foi repleto de brincadeiras e música infantil. A Cia Atitude promoveu brincadeiras, palhaçaria, dança e pintura artística. E os papais e as mamães arrasaram na fantasia dos filhos. Teve fadas, princesas, super-heróis e muito mais.
Limpeza nas praias
Enquanto as multidões se reuniam para celebrar o carnaval em Garopaba, uma equipe incansável trabalhava nos bastidores para manter as praias e ruas limpas. A preocupação com o meio ambiente e a preservação dos espaços públicos não foi deixada de lado. Antes mesmo do sol nascer, equipes de limpeza estavam empenhadas. Os "azulzinhos" (garis) da Secretaria de Infraestrutura realizaram o trabalho de varrição e recolhimento dos resíduos, nas ruas do Centro e nas praias Gamboa, Siriú, Central e Ferrugem. Cerca de 25/dia profissionais estiveram envolvidos nesta força-tarefa.
Fonte: Prefeitura de Garopaba