A tradicional Caminhada da Conscientização do Autismo aconteceu na manhã desta terça-feira (2) em Imbituba, no Sul de Santa Catarina. A ação realizada pela Associação dos Amigos dos Autistas de Imbituba (AMAI) e Prefeitura Municipal reuniu cerca de 150 pessoas, incluindo crianças, pais, alunos de escolas da cidade, professores e profissionais que atuam na área.
A concentração saiu da Rua Ernani Cotrim, em frente da prefeitura, e seguiu pelas vias centrais até o Calçadão da Rua Nereu Ramos. O objetivo da ação, que ocorreu, justamente, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi dar visibilidade ao número crescente de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista.
A caminhada pelas ruas da cidade, que contou com a presença do vice-prefeito, Clésio do Marcão, das Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Rafaela Pereira de Mello, do Secretário Municipal de Saúde, Emanoel Matos, e do vereador Bruno Pacheco, buscou, também, conscientizar a população sobre a importância da inclusão das pessoas com TEA no convívio social.
O dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar no comportamento da criança, jovem ou adulto.
Estima-se que, hoje, o Brasil tenha cerca de 2 milhões pessoas com autismo. O diagnóstico precoce é a chave para o desenvolvimento de cada paciente.
Fonte: Prefeitura Municipal de Imbituba