Santa Catarina enfrenta chuvas persistentes e volumosas desde a última quarta-feira (10). O mau tempo no Estado já causou estragos em diversos municípios, principalmente na região da Grande Florianópolis.
Leia também: linhas de ônibus sofrem alteração devido à chuva em Garopaba (SC)
De acordo com relatório emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) e atualizado às 18h deste domingo (14), o maior volume de chuvas registrados nas últimas 24 horas, contando o sábado (13) e domingo (14), ocorreu em Garopaba, no Litoral Sul catarinense, com 222.8 milímetros.
Em Palhoça, entre sábado e o início de domingo foram registrados 500 mm, volume quatro vezes maior do esperado para todo o mês de abril, informou o órgão.
Principais ocorrências relatadas pelos municípios
- Em São João Batista, moradores foram retirados pelo Corpo de Bombeiros Militar nas localidades de: Fernandes Cardoso, Carmelo Dentro, Colônia, Tijipio e Tajuba. As famílias afetadas no município foram remanejadas para a localidade de Nova Esperança.
- No município de Palhoça, na BR-101, altura do Morro dos Cavalos, equipes da concessionária que administra o trecho, da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Rodoviária Federal atuam na desobstrução total da via.
- Em Florianópolis, houve um desabamento de muro e deslizamento de terra no bairro Costeira. Não houve vítimas e os moradores irão se deslocar para casa de familiares. Até o momento ocorreu o total de seis deslizamentos em encostas de morros e alagamentos crônicos em vias públicas no centro da cidade. Equipes da Defesa Municipal estão auxiliando a população.
- Em Garopaba há vários pontos de alagamento, sendo que duas ruas principais do município estão bloqueadas. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar está auxiliando na remoção das comunidades atingidas. Além disso, foi disponibilizado o Ginásio Municipal para acolhimento da comunidade afetada.
- No município de Paulo Lopes há alagamentos crônicos que dificultam a mobilidade urbana local. Equipes já estão atendendo. O Rio Imaruí não está mais causando pontos de inundação, porém ainda está acima do nível. Ocorrências no interior ainda estão sendo contabilizadas pelo município. Até o momento sem desalojados ou desabrigados, quatro pontes ficaram submersas na área urbana, com três quedas de barreira em via pública, todos os acessos já foram desbloqueados.
Segundo a Defesa Civil estadual, nenhum município solicitou Itens de Assistência Humanitária ou Decretos de Situação de Emergência, até o momento. Quanto aos danos e prejuízos, 40 pessoas estão desalojadas no município de Biguaçu, duas pessoas em Imbituba, e oito em São José.
Quando o sol volta a aparecer?
Na segunda-feira (15), o tempo continua encoberto e com chuva ao longo do dia no Litoral. Entre a tarde e à noite, a instabilidade ganha reforço e, novamente, a chuva volta a ocorrer com forte intensidade em alguns momentos no Litoral e no Vale do Itajaí. Nas áreas em laranja do mapa, onde o risco é alto para alagamentos e enxurradas pontuais, os acumulados variam entre 60 e 80 mm, com pontuais acima. Na área em amarelo do mapa os volumes de chuva variam entre 30 e 50 mm ao longo do dia.
A circulação marítima só perde força na terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo Estado, provocando temporais isolados em todas as regiões. O sol volta a aparecer em toda Santa Catarina na quarta-feira (17), quando uma massa de ar mais seco predomina, deixando as temperaturas baixas no amanhecer.
Recomendações da Defesa Civil:
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
- Tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
- Fique atento a inclinação de postes e árvores e movimentos de terra e rochas próximos a sua residência.
- Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.