Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Quando o sol volta a aparecer em SC? Confira a previsão do tempo

Diversos municípios contabilizam estragos e desalojados. Garopaba foi a cidade onde mais choveu nas últimas 24h.
Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, passou por interdição depois das volumosas chuvas. | Foto: Defesa Civil de Palhoça/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

15 de abril de 2024

atualizado às 09:22

Santa Catarina enfrenta chuvas persistentes e volumosas desde a última quarta-feira (10). O mau tempo no Estado já causou estragos em diversos municípios, principalmente na região da Grande Florianópolis.

Leia também: linhas de ônibus sofrem alteração devido à chuva em Garopaba (SC)

De acordo com relatório emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) e atualizado às 18h deste domingo (14), o maior volume de chuvas registrados nas últimas 24 horas, contando o sábado (13) e domingo (14), ocorreu em Garopaba, no Litoral Sul catarinense, com 222.8 milímetros.

Em Palhoça, entre sábado e o início de domingo foram registrados 500 mm, volume quatro vezes maior do esperado para todo o mês de abril, informou o órgão.

Principais ocorrências relatadas pelos municípios

  • Em São João Batista, moradores foram retirados pelo Corpo de Bombeiros Militar nas localidades de: Fernandes Cardoso, Carmelo Dentro, Colônia, Tijipio e Tajuba. As famílias afetadas no município foram remanejadas para a localidade de Nova Esperança.
  • No município de Palhoça, na BR-101, altura do Morro dos Cavalos, equipes da concessionária que administra o trecho, da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Rodoviária Federal atuam na desobstrução total da via.
  • Em Florianópolis, houve um desabamento de muro e deslizamento de terra no bairro Costeira. Não houve vítimas e os moradores irão se deslocar para casa de familiares. Até o momento ocorreu o total de seis deslizamentos em encostas de morros e alagamentos crônicos em vias públicas no centro da cidade. Equipes da Defesa Municipal estão auxiliando a população.
  • Em Garopaba há vários pontos de alagamento, sendo que duas ruas principais do município estão bloqueadas. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar está auxiliando na remoção das comunidades atingidas. Além disso, foi disponibilizado o Ginásio Municipal para acolhimento da comunidade afetada.
  • No município de Paulo Lopes há alagamentos crônicos que dificultam a mobilidade urbana local. Equipes já estão atendendo. O Rio Imaruí não está mais causando pontos de inundação, porém ainda está acima do nível. Ocorrências no interior ainda estão sendo contabilizadas pelo município. Até o momento sem desalojados ou desabrigados, quatro pontes ficaram submersas na área urbana, com três quedas de barreira em via pública, todos os acessos já foram desbloqueados.

Segundo a Defesa Civil estadual, nenhum município solicitou Itens de Assistência Humanitária ou Decretos de Situação de Emergência, até o momento. Quanto aos danos e prejuízos, 40 pessoas estão desalojadas no município de Biguaçu, duas pessoas em Imbituba, e oito em São José. 

Quando o sol volta a aparecer?

Na segunda-feira (15), o tempo continua encoberto e com chuva ao longo do dia no Litoral. Entre a tarde e à noite, a instabilidade ganha reforço e, novamente, a chuva volta a ocorrer com forte intensidade em alguns momentos no Litoral e no Vale do Itajaí. Nas áreas em laranja do mapa, onde o risco é alto para alagamentos e enxurradas pontuais, os acumulados variam entre 60 e 80 mm, com pontuais acima. Na área em amarelo do mapa os volumes de chuva variam entre 30 e 50 mm ao longo do dia.

Mapa de alerta da Defesa Civil. | Foto: Defesa Civil/Divulgação

A circulação marítima só perde força na terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo Estado, provocando temporais isolados em todas as regiões. O sol volta a aparecer em toda Santa Catarina na quarta-feira (17), quando uma massa de ar mais seco predomina, deixando as temperaturas baixas no amanhecer.

Recomendações da Defesa Civil:

  • Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
  • Tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores e movimentos de terra e rochas próximos a sua residência.
  • Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E