Dois municípios do Sul de Santa Catarina decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que têm causado transtornos à população. Os decretos foram assinados nesta segunda-feira (15) pelas prefeituras de Imbituba e Garopaba.
O mau tempo já provocou diversos estragos no Estado, principalmente na região da grande Florianópolis. Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), 82 pessoas estão desalojadas (20 em Biguaçu, dois em Imbituba, oito em São José, 50 em Palhoça e dois em Tubarão). Além disso, até 17h de segunda, 11 pessoas estavam desabrigados em Palhoça.
O grande volume de chuva registrado neste final de semana também provocou o bloqueio na BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça. A Interdição aconteceu após queda de barreira, o afundamento e a abertura de crateras na pista. Após mais de 50 horas de trabalho, o trecho foi parcialmente liberado na manhã desta terça-feira (16).
Situação em Imbituba
“O Estado de Emergência vai nos dar mais agilidade nas correções que precisam ser feitas e que a população seja atendida rapidamente”, disse o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.
Segundo a Defesa Civil do Município, foram 155 milímetros de chuva em 48 horas. “O previsto para dois meses em apenas dois dias. Isso resultou na destruição de ruas, alagamento de vias e residências que acabaram prejudicando os munícipes. Estamos levantando todas as ocorrências e necessidades para que possamos resolvê-las o mais breve possível”, destacou o Prefeito.
Uma família de três pessoas ficou desabrigada e está sendo atendida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Seash). “Dez pontos na cidade são nossas prioridades neste momento. Principalmente ruas em Nova Brasília, Arroio e Araçatuba que ainda estão intransitáveis, pois a água não baixou nesses locais. Ao longo da semana a Secretaria de Infraestrutura estará fazendo um Mutirão para realizar a manutenção nas ruas que estão intransitáveis”, comentou o prefeito.
No Arroio, a Rua Manoel Ataíde da Rosa não aguentou o fluxo de água e acabou desabando, como outras ruas do município que também ficaram intransitáveis. A chuva também causou danos na região de Ibiraquera (Praia do Rosa). As estradas ficaram intransitáveis em alguns pontos.
Por conta dos problemas nas estradas, o transporte público e a coleta de resíduos ficaram prejudicados nesta segunda-feira (15). As aulas na Rede Municipal de Ensino também foram suspensas.
Com relação à coleta de lixo, em alguns bairros, como, Arroio, Alto Arroio e Ibiraquera (Praia do Rosa), o caminhão não está conseguindo ter acesso para coletar os materiais, informou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A situação deve ser normalizada quando o tempo melhorar.
Situação em Garopaba
Segundo a Prefeitura de Garopaba, com o decreto fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias à redução dos efeitos causados pelas chuvas. A medida é válida para o prazo de 90 dias, e pode ser prorrogada por igual período caso haja necessidade.
Durante toda a segunda-feira (15), equipes do Grupo de Resposta e Ação Coordenada (GRAC) foram deslocadas para as áreas mais afetadas, para minimizar os impactos causados na cidade. As operações incluíram a limpeza e manutenção de vias, reparos de buracos, recolhimento de entulhos, desobstrução de redes de drenagem, além de vistorias de morros e encostas, para evitar novos deslizamentos. Em algumas casas, foi instalada uma bomba de sucção para drenagem da água.
As áreas de risco mapeadas receberam visita para orientar os cidadãos novamente. Não há o registro de desabrigados no município. No entanto, algumas famílias ficaram desalojadas. "É um número difícil de precisar, já que as pessoas saem de suas casas e vão para a casa de parentes, alguns por conta própria, outros com nosso suporte", ressalta o diretor de Defesa Civil de Garopaba, Guilherme Lima.
A previsão do tempo para esta terça-feira (16) é de chuvas isoladas, com uma queda de temperatura. Para quem precisar de alojamento e/ou comunicar situações de risco com infraestrutura, como alagamentos e inundações, ligue para o GRAC e Defesa Civil, no 32548199. Resgate de famílias, ligue para o Corpo De Bombeiros Militar, no 193.
Ainda conforme a administração municipal, todas as unidades escolares públicas receberam manutenção de limpeza e vistorias na infraestrutura. Por isso, as aulas da rede municipal retornaram nesta terça-feira (16), incluindo a Escola Municipal de Esporte. O transporte escolar também retornou.