A construção de túneis ou de uma quarta pista são soluções viáveis ao atual cenário de caos registrado na BR-101, na altura do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. No entanto, o Ministério dos Transportes informou que não há previsão de obras para o trecho, que, frequentemente, enfrenta congestionamentos e deslizamentos.
Leia também: Motoristas enfrentam 30 km de lentidão no Morro dos Cavalos (SC)
O trecho da BR-101, principal ligação entre o Sul de Santa Catarina e o restante do Estado, é administrado pela concessionária Arteris Litoral Sul – que não prevê, exceto com aditivo de contrato, qualquer obra que crie uma alternativa de tráfego no perímetro.
Túnel e quarta faixa
O projeto do túnel segue parado mesmo com licença prévia concedida em agosto de 2013 para as obras de transposição do Morro dos Cavalos. A ideia consistia na construção de túneis que chegaram a receber autorizações do Ibama, confirmando que “o projeto possui licença de instalação desde 2014”.
Ao ND Mais, o Ministério dos Transportes informou que, além do túnel, também não há nenhuma previsão para a construção de uma quarta faixa para ampliar a quantidade de veículos e melhorar a fluidez no trânsito. Leia a nota na íntegra.
“Não há previsão, por ora, de construção de túnel ou quarta faixa no Morro dos Cavalos, localizado na BR-101/SC, em Palhoça (SC).
Devido aos impactos das intensas chuvas em Santa Catarina, a concessionária Arteris Litoral Sul informou que haverá liberação parcial do tráfego na BR-101/SC, especificamente no local afetado. Uma faixa será permitida no sentido Curitiba (km 236) e outra no sentido Porto Alegre (km 229) para melhor fluidez”, diz o Ministério em nota.
Na quinta-feira (18), o ministro dos Transportes, Renan Filho, deve visitar Santa Catarina para avaliar possíveis soluções para o cenário no Estado, com apoio do Governo Federal.
Estragos no trecho
Por conta das intensas chuvas que atingem Santa Catarina desde a última quarta-feira (10), o trecho teve queda de barreira, o afundamento e a abertura de crateras na pista. Como medida de segurança, a Arteris Litoral Sul bloqueou os dois sentidos da BR-101 na noite de sábado (13), entre o km 229 (sentido Sul) e o km 236 (sentido Norte).
Após mais de 50 horas de interdição total, o trecho foi parcialmente liberado na manhã de terça-feira (16). No sentido Curitiba (pista Norte), uma faixa foi liberada para tráfego no km 236. Já no sentido contrário, pista Sul (ou sentido Porto Alegre), houve liberação de duas faixas no km 229.
Com informações do ND Mais