Um projeto de lei que concede o título de Cidadão Catarinense ao ex-presidente Jair Bolsonaro foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira (24). A indicação foi feita pelo deputado Oscar Gutz (PL). Agora, a matéria passará pela votação da Redação Final antes de seguir para análise do governador Jorginho Mello (PL).
Na justificativa do projeto, o deputado destaca que em sua carreira política o ex-presidente defendeu bandeiras como os valores da família, a redução da maioridade penal, o direito à legítima defesa e à posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais.
De acordo com o deputado Oscar, a iniciativa é uma forma de homenagear o ex-presidente pelos serviços prestados a sociedade catarinense “Bolsonaro é amigo de Santa Catarina, defende os valores que o catarinense defende. Recebeu mais de 70% dos votos, foi um grande presidente” afirma.
Ainda segundo o deputado, haverá a articulação para a entrega do título ao ex-presidente. “Vamos ajustar as agendas e escolher a melhor data e local para entregar a honraria ao presidente, certamente teremos muitos catarinenses que vão prestigiar esse momento”, finaliza o parlamentar.
O título é uma espécie de honraria que uma pessoa de importância recebe de alguma localidade. O homenageado passa a ser um conterrâneo, um "filho da cidade", e foi concedido por maioria dos votos na Casa. Apenas dois deputados do PT foram contra: Neodi Saretta e Padre Pedro Baldissera.