As primeiras semanas de maio serão marcadas com chuva frequentes em Santa Catarina. A equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) informou que as chuvas e os temporais estarão mais concentrados nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Conforme a previsão, as regiões que apresentam risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais são: Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte do Alto Vale do Itajaí. Já nas demais regiões, o risco é baixo.
Isso porque um bloqueio atmosférico deve dificultar o avanço das frentes frias que se formam entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina. "Com isso, estas frentes frias terão características mais estacionárias, ou seja, com lento deslocamento, favorecendo com que os sistemas de chuva atuem por um período maior. Essa condição deverá persistir ao longo da primeira quinzena de maio, com chuvas acima da média para esta época", informou o órgão.
Primeira semana de maio
Entre segunda-feira (29) e quarta-feira (1º), a frente fria estacionária deve apresentar ligeiro deslocamento em direção ao Estado gaúcho, mantendo a condição para chuvas e temporais em todas as regiões catarinenses, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Durante este período, a instabilidade tende a perder força em Santa Catarina, o que possibilita períodos de melhoria com o aparecimento do sol. No entanto, a condição para a ocorrência de temporais continua presente, principalmente nas regiões citadas acima.
Já entre quinta-feira (2) e sexta-feira (3), a frente fria seguirá seu deslocamento para o Norte, se posicionando sobre Santa Catarina. Neste período, a chuva ganha força e o risco para temporais aumenta em todas as regiões do Estado. Há condição para chuva intensa com trovoadas, além de risco para alagamentos e enxurradas pontuais, além de destelhamentos e danos na rede elétrica.
Recomendações para a população
- Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
- Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
- Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
- Não atravesse ruas alagadas;
- Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
- Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
- Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
- Fique atento a rachaduras em muros e paredes.