A Prefeitura de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, informou que reparos serão feitos na ponte que liga o bairro Vila Alvorada (Aguada) ao canto da Praia do Porto. Serão colocadas galerias pluviais no local. A ação é uma parceria com a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Agrícola e da Pesca.
A ponte foi danificada devido às fortes chuvas que atingiram a cidade no final de abril, onde uma das cabeceiras ficou em situação de risco. A Defesa Civil Municipal interditou a mesma, proibindo o trânsito de caminhões de grande porte no local.
A prefeitura também afirmou que medida foi tomada pensando nos pescadores que utilizam a estrutura. "Com o início da Safra da Tainha, a necessidade de se buscar o pescado na praia começou a prejudicar os pescadores locais que tinham que carregar um caminhão menor para depois levar a mesma carga para um caminhão maior", argumentou.
Segundo o Secretário de Infraestrutura André de Carvalho Francisco, mesmo a ponte não sendo uma obra da Prefeitura de Imbituba, desde a interdição foi iniciada a contratação de uma empresa especializada de forma emergencial para a aquisição das galerias. “Esta é a melhor solução que temos no momento para agilizar a passagem no local. A demora se deu porque um processo licitatório demanda tempo e não é rápido adquirir as galerias”, ressaltou André.
As galerias entregues nesta sexta-feira (24) serão instaladas ao lado da ponte atual, para formar uma nova via para veículos pesados. A ponte atual permanecerá para a passagem de pedestres.