P U B L I C I D A D E

Zoneamento Ecológico Econômico será ampliado em SC

Estado já tem o Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro dos cinco setores costeiros, que hoje abrange 41 municípios.
Foto: Eduardo Valente/SECOM

Redação PIXTV (Site)

31 de maio de 2024

atualizado às 10:26

Buscando promover um ordenamento territorial mais efetivo, a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde (Semae), junto com a Defesa Civil, Secretaria do Planejamento (Seplan) e Instituto do Meio Ambiente, se reuniu na quarta-feira (29) para definir o termo de referência do Zoneamento Ecológico e Econômico de Santa Catarina. Durante a reunião de integração e alinhamento, foram debatidas as diretrizes para se fazer a gestão do território catarinense, considerando os aspectos econômicos, sociais, ambientais, turísticos, entre outros.

“Esta iniciativa busca orientar as políticas públicas, investimentos e atividades econômicas de forma compatível com o uso sustentável dos recursos naturais, através da delimitação das zonas e o estabelecimento de diretrizes para uso e ocupação do território e metas de gestão, respeitando as peculiaridades, fragilidades e potencialidades do território. Queremos com isso garantir a equidade social, o desenvolvimento econômico aliado a garantia dos serviços ecossistêmicos do estado”, ressaltou o secretário adjunto da Semae, Guilherme Dallacosta.

Santa Catarina já tem o Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro dos cinco setores costeiros, que hoje abrange 41 municípios. Além disso, há o Zoneamento Ecológico Econômico do Vale do Rio do Peixe e do Complexo Lagunar, que juntos representam 63 municípios.

“O IMA colabora com as informações ambientais e técnicas para o Zoneamento Ecológico Econômico, que é uma das principais bases e instrumentos para a gestão do território, e engloba a orientação sobre o uso do solo, a sustentabilidade e os mecanismos para a tomada de decisão e elaboração de políticas públicas”, explicou o Diretor de Controle e Passivos Ambientais do IMA, Diego Hemkemeier, que esteve presente na reunião.

Juntas as secretarias do Estado pretendem agora revisar estes Zoneamentos já prontos e formular o zoneamento das áreas ainda não contempladas.

Com informações da Secom SC

VEJA TAMBÉM:

detentas-mulher-prisao-1555960465951_v2_
Mulher com mandado de prisão em aberto por furto é presa no Centro de Garopaba (SC)
sirene-de-carro-da-policia-penal-de-sant
Mais de 6 perfurações pelo corpo: homem é vítima de tentativa de homicídio no Sul catarinense
WhatsApp Image 2025-12-08 at 10.37
Cerca de 1,5 tonelada de carne imprópria para consumo humano é apreendida em Palhoça (SC)
modelo siteYT (5)
Disparo em casa noturna de Floripa: Polícia Civil cumpre mandado contra suspeitos
modelo siteYT (3)
Prejuízo de mais de R$ 50 mil: bandidos praticavam extorsões de dentro de presídio no RS
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E