A Polícia Civil do Rio Grande do Sul desarticulou um esquema de desvios de doações destinadas às famílias atingidas pelas enchentes em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a corporação, a ação policial aconteceu na terça-feira (11) após uma semana de investigações contra uma família de moradores da cidade que não foi atingida pela tragédia climática.
Foram recuperados mais de uma tonelada de doações durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Além de Esteio, diligências foram realizadas em uma casa em Capão da Canoa, no Litoral Norte gaúcho, que pertencia aos investigados.
Segundo o Delegado de Polícia Marco Swirski, a agilidade da ofensiva possibilitou a apreensão de diversos donativos entre água, alimentos, roupas e itens de higiene. A polícia estima que, além do dano causado às famílias, os investigados tenham desviado cerca de 50 mil reais em donativos.
"A família utilizou-se do estado de calamidade pública para aproximar-se de centros de distribuição, arrecadando os donativos para benefício próprio, usando veículos particulares para armazenar as doações desviadas", informou a corporação.