Na última semana, ocorreu uma reunião na Prefeitura Municipal de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, envolvendo pescadores, Polícia Militar, Vereadores e o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, com o objetivo de discutir medidas para prevenir novos conflitos entre pescadores e surfistas durante a Safra da Tainha. O tema tem sido debatido desde o início do mês de junho, quando ocorreram confrontos entre esses grupos na Praia do Rosa.
A safra da tainha de 2024 ocorre de 1º de junho a 31 de julho, e antes do início da temporada, surfistas, pescadores, Colônia de Pescadores, Polícia Militar e as autoridades municipais já haviam se reunido para estabelecer normas para a prática de surf e pesca durante este período, através do sistema de bandeiras.
O Sistema de Bandeiras funciona com a bandeira branca indicando permissão apenas para a pesca, e a bandeira azul indicando que o surf está liberado. No entanto, houve casos de desrespeito a essas regras, resultando em conflitos nas praias.
Ficou decidido que as praias terão um reforço policial, visando uma resposta mais rápida a quaisquer incidentes. Além disso, ficou pautado que será realizada o trâmite para alcançar uma legislação atualizada, a fim de esclarecer de forma mais precisa as normas durante a safra, incluindo questões como o uso de outras atividades aquáticas – lazer e esportivas – durante o período em questão.