Durante a operação "Mata Atlântica", realizada no domingo (23), a Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrou cerca de seis hectares de área de desmatamento ilegal de vegetação nativa na Linha Boa Vista, no interior de Jaborá, no Oeste de Santa Catarina.
Ao examinar o local do dano, os agentes encontraram vestígios da vegetação depredada e identificaram espécies ameaçadas de extinção, como o pinheiro-brasileiro e o xaxim. O corte da vegetação foi realizado sem qualquer autorização do órgão ambiental competente, informou a corporação.
"Ainda, foi possível identificar que o corte raso foi feito com a utilização de máquinas pesadas, foi feita roçada do sub-bosque com uso de motosserra e foice e, além disso, foi feito uso de fogo, fatos estes que agravam a conduta em decorrência do nível do dano ambiental causado", comunicou a PMA.
Diante dos fatos, a madeira proveniente do corte das árvores foi apreendida e a área embargada, sendo o responsável identificado e tomadas as providências administrativas cabíveis.