O frio intenso marcou o final de semana em Santa Catarina. A cidade de Urupema, na Serra, registrou -7,2°C na madrugada de domingo (30), a menor temperatura do ano no Estado. A combinação da altitude e a presença de uma massa de ar polar contribuíram para esta marca.
Em várias regiões, os termômetros marcaram temperaturas negativas, com geadas intensas em algumas áreas. As menores temperaturas registradas pelas estações meteorológicas oficiais, ocorreram em Urupema (-7,2°C), em São Joaquim (-6,5°C) e em Urubici (-5,3°C).
Devido às temperaturas extremamente baixas, foram registradas geada em diversas partes do Estado. Nas áreas da Serra Catarinense, ocorreram congelamentos de pistas, encanamentos, plantas, e até lagos e caixas d’água. Essas condições são resultantes de uma forte massa de ar polar que influencia a região.
Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, as baixas temperaturas persistirão até a manhã de hoje (1º). “Nos pontos mais altos dos planaltos, do Meio-Oeste e da Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas continuarão próximas de 0°C ou negativas. No restante do Estado, o próximo amanhecer deve registrar temperaturas entre 1°C e 6°C”, afirma a equipe de monitoramento da Defesa Civil.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina esta em alerta para prestar assistência à população. Na cidade de Chapecó a equipe da Defesa Civil auxiliou no deslocamento de 69 pessoas para casa de abrigo no município.
Recomendações para enfrentar o frio extremo
- Atenção à população vulnerável: cuide especialmente de idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
- Abrigo para animais domésticos: garanta que os animais estejam protegidos durante as noites frias.
- Cuidados pessoais: agasalhe-se adequadamente e beba bastante água para manter o corpo hidratado.
- Prevenção de doenças: evite locais fechados ou com aglomerações e mantenha a higiene das mãos para prevenir doenças respiratórias.