A prefeitura de São Bento do Sul, uma das principais cidades do Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência após uma cratera dividir ao meio uma rua no bairro Rio Negro, segundo o Diário Oficial de segunda-feira (15).
O deslizamento ocorreu na madrugada de sexta-feira (12), quando a região era atingida por chuvas intermitentes há alguns dias. Embora haja cerca de 11 casas próximas, nenhum morador precisou deixar o local, conforme o município.
A Rua Romualdo Quint estava em processo de pavimentação, segundo a prefeitura. Conforme o decreto, a via precisa de "ações de resposta para a garantia da segurança dos moradores". O texto também cita necessidade de obras na Rua Helena Frankenbert, no mesmo bairro.
Com o decreto, fica permitido:
- A mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas;
- A convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre;
- A entrada de autoridades administrativas e agentes de proteção e defesa civil em residências para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação;
- Início de eventuais processos de desapropriação que se façam necessários, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco.
Ao g1, o município informou ainda na sexta-feira que acredita que o desmoronamento tenha ocorrido devido ao rompimento de uma rede de drenagem da rua.
Fonte: g1