A Polícia Civil de Santa Catarina realizou na manhã desta sexta-feira (2) uma operação contra uma organização criminosa especializada em furtos a estabelecimentos comerciais. A ação faz parte de uma investigação conduzida pelas delegacias de Imbituba, no Sul do Estado, e Joinville, no Norte. O objetivo era cumprir quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva.
Segundo a Polícia Civil, durante o cumprimento das buscas, um dos investigados fugiu por meio de uma mata fechada, mas acabou sendo capturado depois de 3 horas. Nesse período, tentou invadir uma creche, mas, como não teve êxito, foi até a E.E.B Marli Maria de Souza, no bairro Paranaguamirim.
O suspeito pulou o muro e ingressou nas dependências da escola em pleno período de aula, onde foi capturado. As buscas pelo fugitivo mobilizaram policiais civis das duas delegacias e militares, por meio de duas guarnições do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), além da Polícia Penal e Guarda Municipal.
Investigação iniciou após furto em casa lotérica de Imbituba
A investigação que desencadeou a operação de hoje começou após um furto em uma casa lotérica de Imbituba em maio deste ano. Os ladrões usaram diversos equipamentos para quebrar a parede do estabelecimento e abrir o cofre, que continha uma "vasta quantia em dinheiro", segundo a polícia.
Depois do crime, uma força-tarefa das Polícias Civil e Militar realizou diversas diligências sigilosas que apontaram que a ação foi coordenada por uma associação criminosa especializada nesse tipo de furto.
"Os autores utilizavam-se de idênticos modos de agir, de forma que se deslocavam alguns dias antes de praticar o furto para fazer um levantamento do local e utilizavam maquinário pesado para quebrar as paredes e arrebentar os cofres para acessar os valores, salientou a corporação.