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Pronto atendimento de Garopaba (SC): Raio X está sem funcionar

Equipamento apresentou problemas técnicos em agosto e conserto depende da chegada de peças específicas.
Exames de radiografia são essenciais para o atendimento dos pacientes. | Foto: Reprodução/PIXTV

Redação PIXTV (Site)

12 de setembro de 2024

atualizado às 14:06

O Garopaba Pronto Atendimento (GPA), no Sul de Santa Catarina, enfrenta nas últimas semanas a suspensão do funcionamento do aparelho de raio-X devido a problemas técnicos. A secretária de Saúde do município, Caroline Pacheco Pedro, e a empresa Biomedtronic, responsável pelo conserto do equipamento, se pronunciaram sobre a situação. Veja os posicionamentos completos abaixo.

De acordo com um memorando enviado pela Biomedtronic ao Fundo Municipal de Saúde de Garopaba, a solicitação de manutenção do Raio-X foi recebida no dia 23 de agosto. Desde então, foram realizadas tentativas de solucionar o problema de forma remota, sem sucesso. Uma visita técnica foi feita no dia 26 de agosto, e a equipe concluiu que o problema exigia intervenção direta da fábrica e substituição de peças que não estavam disponíveis localmente.

Em contato com o fabricante, a Biomedtronic recebeu a confirmação de que as peças necessárias estavam prontas no dia 11 de setembro, aguardando apenas a coleta e o transporte. O prazo para a entrega das peças, informado previamente, é de até 10 dias úteis após a confirmação do pedido, o que coloca a expectativa de retorno do funcionamento do equipamento dentro desse período.

Memorando na Íntegra

Criciúma, 11 de setembro de 2024

Ao Fundo Municipal de Saúde de Garopaba

Assunto: Manutenção do equipamento de Raio X modelo ALTUS DR, fabricante KONICA MINOLTA, n/ série SWA0506D, instalado na Unidade de Pronto Atendimento (GPA) 24h.

Recebemos a solicitação de atendimento para esse equipamento no dia 23 de agosto, a qual foi prontamente atendida, sendo iniciado no mesmo dia um atendimento de forma remota, para tentar identificar e resolver o problema, junto ao técnico que opera o equipamento. Não sendo possível a identificação do problema de forma remota, foi agendada uma visita técnica para o próximo dia útil (26 de agosto).

No dia 26 de agosto, nossa equipe técnica esteve no local avaliando o equipamento. Sendo identificado que os problemas eram complexos e poderiam estar relacionados à hardware. A solução para esses problemas exige intervenção direta da fábrica, devido à necessidade de peças ou ajustes que não estão disponíveis localmente.

No dia 27 de agosto, foi passado ao fabricante do equipamento os detalhes sobre a avaliação técnica. O qual avaliou as informações e nos retornou no dia 29 de agosto, solicitando que fossem feitos mais alguns testes no equipamento. Onde foi agendado outra visita ao local no dia seguinte, 30 de agosto.

No dia 30 de agosto, nossa equipe técnica esteve no local novamente para fazer mais alguns testes com o suporte da fábrica, aonde foi identificado e confirmada a causa do problema. Sendo feito o levantamento das peças necessárias para o conserto e passado para a fábrica no próximo dia útil, 02 de setembro.

No dia 04 de setembro, recebemos o retorno da fábrica com o orçamento e prazo de entrega das peças, sendo de até 10 dias úteis a partir da confirmação do pedido. Ainda no dia 04 de setembro foi passado o orçamento para conserto do equipamento ao Fundo Municipal de Saúde. No dia 05 de setembro recebemos a ordem de compra autorizando o conserto. Sendo enviado para fábrica a confirmação do pedido das peças no mesmo dia. Estando, desta forma, até a data de hoje, dentro do prazo de entrega informado pela fábrica.

Em contato com a fábrica, no dia de hoje, 11 de setembro, fomos informados de que as peças já estão prontas e aguardando a coleta da transportadora. Sendo assim, o conserto do equipamento está previsto para ser executado após o recebimento das peças, respeitando os prazos inicialmente informados, ficando o equipamento inoperante até o conserto do mesmo.

Por se tratar de um equipamento de alta complexidade e as peças serem fornecidas apenas pelo fabricante do equipamento, não é um processo que se resolve do dia para noite, sendo muitas vezes necessário a importação de peças diretamente da matriz da fábrica, ou até mesmo a produção de peças sob encomenda.

Atenciosamente,

Fernando Santos Sônego
Eng. Clínico
Dir. Administrativo

O que diz a secretária de Saúde

Secretária de Saúde de Garopaba, Caroline Pacheco Pedro, usou suas redes sociais para esclarecer o motivo pelo qual o aparelho de Raio-X ainda não está em operação:

Gostaria de esclarecer aos nossos munícipes o motivo pelo qual o aparelho de raio-X do Garopaba Pronto Atendimento ainda não está em funcionamento.

Estamos empenhados e trabalhando incansavelmente para que, o mais breve possível, o aparelho volte a operar normalmente. No entanto, em algumas situações, os problemas não dependem exclusivamente de nossa equipe, mas de questões externas, como a necessidade de peças específicas e a disponibilidade de serviços de terceiros.

Reafirmo aqui meu compromisso com a transparência e o respeito a todos os cidadãos. Continuaremos empenhados em resolver essa situação o quanto antes.

Atenciosamente,

Caroline Pacheco Pedro.

Com informações do GAROPABASC

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