Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Pesquisa inédita aponta praia de SC como a mais poluída do país

A Expedição Ondas Limpas na Estrada fez um mapeamento detalhado da poluição por plásticos nas praias do Brasil.
Concentração de resíduos elevada colocou a Praia do Pântano do Sul como a mais poluída do Brasil. | Foto: Leonardo Sousa / Prefeitura de Florianópolis/ Divulgação

Redação PIXTV (Site)

23 de setembro de 2024

atualizado às 13:30

Pântano do Sul, em Florianópolis, foi apontada como a praia mais poluída do Brasil na Expedição Ondas Limpas, estudo realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Sea Shepherd Brasil em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa, divulgada na última quinta-feira (19), levou em conta a concentração de plásticos nas praias de todo o litoral brasileiro.

A pesquisa contou com 16 meses de expedição, cobrindo mais de 7.000 km da costa e 306 praias. Após as análises, foi constatada a presença do plástico ao longo de todo o litoral do país.

Segundo a ONG, do total de resíduos analisados, os plásticos representam 91%, sendo 61% itens descartáveis, como tampas de garrafa. Os resultados ainda mostraram que microplásticos foram encontrados em 97% das praias.

Na análise, a Praia do Pântano do Sul teve a maior concentração de plásticos de todo o país. A praia tem, em média, 17 resíduos e 144 microplásticos por metro quadrado. O critério adotado no estudo, o qual colocou a praia no Sul da Ilha como a mais poluída do Brasil, foi a densidade de resíduos por área.

A Praia do Rizzo, também em Florianópolis, aparece como a terceira mais poluída por microplásticos, precedida apenas pela Praia do Centro em Mongaguá, em São Paulo.

Mesmo poluída, praia do Pântano do Sul é vista como própria para banho

Apontada como a praia mais poluída do Brasil, a Praia do Pântano do Sul está própria para banho, segundo o monitoramento de balneabilidade IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina).

A diferença está nos critérios: enquanto o relatório do Sea Shepherd Brasil mede a concentração de resíduos nas praias, o monitoramento do IMA é relacionado com a qualidade da água do mar.

O monitoramento do IMA é realizado com coletas da água do mar a até um metro de profundidade, coletando 100 mililitros em cada ponto de análise. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 18h.

As análises levam em conta as condições de maré, incidência de chuva nas últimas 24h no local e a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta.

A análise pode gerar dois resultados:

  • Água própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli  (bactéria encontrada nas fezes, que chega através do esgoto na praia) por 100 mililitros de análise;
  • Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Nas duas medições realizadas em pontos diferentes na Praia do Pântano do Sul, no dia 26 de agosto, a praia foi apontada como própria em ambos os locais. A medição apontou uma concentração de 10 Escherichia coli por 100 mililitros, bem abaixo do valor de 801, que tornaria a praia imprópria.

Na última medição da Praia do Santinho, a concentração de Escherichia coli também foi de 10 por 100 mililitros, assim como em quatro dos cinco pontos de coleta na Praia do Campeche. A exceção foi no ponto em frente à Servidão Família Nunes, que marcou 53 por 100 mililitros, ainda abaixo dos valores considerados impróprios.

A Praia do Rizzo não consta no monitoramento do IMA.

Fonte: ND Mais

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E