O 'Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2024' recolheu mais de cinco mil resíduos em seis praias e uma lagoa de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, no último dia 21 de setembro. Centenas de pessoas participaram da ação promovida pelo Projeto Monitoramento Mirim Costeiro, em conjunto com uma rede de instituições locais.
Assim como nos anos anteriores, a Praia Central de Garopaba foi o lugar em que os voluntários mais recolheram resíduos, com 3.807 itens. Outras áreas, como o Costão da Silveira e o Ouvidor, também foram alvo de ações de limpeza, com 531 e 339 resíduos coletados, respectivamente. A Praia da Ferrugem, embora menor em volume, ainda contribuiu com a remoção de resíduos.
Os dados coletados durante a ação foram registrados pelo Projeto Monitoramento Mirim Costeiro, que é responsável pela compilação do relatório final. Conforme a organização do projeto, as informações serão enviadas à ONG Ocean Conservancy para contribuir com as estatísticas globais sobre a poluição marinha.
Principais números do mutirão:
- Pontas de cigarro: 1.704 unidades
- Pedaços de plástico: 995 unidades
- Pedaços de isopor: 560 unidades
- Pedaços de vidro: 218 unidades
O evento contou com o apoio de 11 parceiros locais, incluindo o Grupo Escoteiro Ilha Terceira, Ser Humano Surf, Casa Amorada, Associação Empresarial de Garopaba (ACIG), além de diversas entidades que atuam na preservação ambiental.
Edições anteriores
A ação é realizada há 13 anos e, ao longo deste período, mais de 2.300 voluntários ajudaram. Mais de 124 mil resíduos foram removidos das praias e lagoas da cidade entre 2011 e 2023.
Garopaba foi a praia com maior volume de resíduos (41.959 itens), seguida da Ferrugem (16.314), do Ouvidor (13.487) e da Gamboa (12.627).
Com informações GaropabaSC