Por meio do conhecimento que dezenas de mulheres têm a vida transformada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SC) em parceria com a Prefeitura de Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina. Em encontros realizados semanalmente, elas conseguem se aperfeiçoar para buscar uma renda que auxilie a família em diversas áreas de trabalho. Iniciado na terça-feira (1º), o curso de Empreendedorismo é ministrado na Casa que abriga o grupo de mulheres no Centro da cidade.
Leia também: Petrobras vai explorar petróleo na África do Sul
A secretária adjunta de Desenvolvimento Social Marilene Duarte Cardoso, destaca que a ação visa desenvolver competências na gestão dos negócios, considerando as oportunidades existentes. Desta maneira, transforma a participação feminina em fator importante para o sucesso de inúmeras iniciativas. “As atividades incentivam a implantação de medidas que possibilitem a independência financeira, o que contribui para a construção da autoconfiança com reflexos na qualidade de vida. Além disso, contribui para o aumento da renda familiar com melhorias na eficiência da gestão e desperta o espírito empreendedor e de liderança nas mulheres”, afirma.
Conforme Marilene, cada vez mais as mulheres despertam para a importância da qualificação profissional na busca pelo empreendedorismo. “O nosso objetivo é elevar a autoestima das mulheres para despertar o potencial pessoal e profissional, além de proporcionar atividades que possibilitem a independência financeira, construindo a autoconfiança com reflexos na qualidade de vida. Isso contribui para o aumento da renda familiar com melhorias na eficiência da gestão”, observa.
O Senar proporciona mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros. Desperta a população do campo com oferta de ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.