Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Delegacia de Polícia Online da Diversidade é inaugurada em Porto Alegre

Ferramenta foi desenvolvida para promover o enfrentamento dos crimes de intolerância, preconceito e discriminação.
Inauguração ocorreu no Auditório Delegado de Polícia Cícero do Amaral Viana. | Foto: Maurício Tonetto/Secom

Redação PIXTV (Site)

4 de outubro de 2024

atualizado às 14:35

A Polícia Civil inaugurou, nesta quinta-feira (3), a Delegacia de Polícia Online da Diversidade (DOL Diversidade). A ferramenta oferece aos cidadãos a possibilidade de registrar ocorrências relacionadas a crimes de intolerância e discriminação de forma totalmente virtual – incluindo crimes motivados por questões de raça, gênero, diversidade sexual, religião e outros atos de preconceito. A solenidade ocorreu no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite.

Leia também: Espetáculo “Especial Disney”, da Camerata Florianópolis, tem sessões gratuitas no CIC

“A nova ferramenta facilita o acesso, sem a necessidade do deslocamento até uma delegacia, o que muitas vítimas desse tipo de situação não se sentem confortáveis em fazer”, destacou Leite. “A pessoa não pode ser vítima duas vezes, sendo penalizada com a desassistência após sofrer preconceito. A DOL Diversidade é mais um avanço na qualificação do atendimento ao cidadão.”

O portal permite a abertura de uma ocorrência a partir de qualquer lugar, diretamente de um computador, tablet ou smartphone, acessando a DOL Diversidade.

A Delegacia de Polícia Online RS (DOL) integra o Departamento de Tecnologia da Informação Policial do Estado do Rio Grande do Sul (DTIP) e foi criada em 2002 com o objetivo de facilitar o acesso da população aos registros de ocorrências policiais por meio de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet.

Nas décadas seguintes, o espaço virtual da DOL inseriu novas ferramentas para o atendimento de crimes e demandas específicas, desenvolvendo a Delegacia de Polícia Online da Mulher, em 2022, e a Delegacia de Polícia Online do Agro, em 2023. A DOL Diversidade é a terceira delegacia especializada lançada.

“A diferença entre as delegacias distritais e as especializadas está na abordagem, na escuta e no atendimento diferenciados. A Polícia Civil é construída sobre dois pilares: um deles, de combate ao crime organizado e de repressão à criminalidade; o outro, voltado à prevenção, à proteção e ao acolhimento dos cidadãos”, explicou o chefe de polícia, delegado Fernando Oliveira.

Com a DOL Diversidade, o governo busca aumentar a conscientização sobre a importância de denunciar crimes de intolerância, o que pode aumentar significativamente o número de registros. A ferramenta também libera as delegacias físicas para focarem em outros crimes, otimizando os recursos da Polícia Civil.

Fonte: Ascom SSP/Secom RS

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E