Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, agora usarão dispositivos móveis equipados com tecnologia GPS durante as consultas realizadas em domicilio. A novidade foi anunciada pela Secretaria de Saúde do município na terça-feira (29).
Leia também: Norte de SC, mulher é presa com 184 kg maconha, skunk e haxixe
Segundo Fabrício, coordenador dos agentes comunitários de saúde de Garopaba, o objetivo do projeto é tornar o trabalho dos agentes mais preciso, permitindo um mapeamento eficiente das áreas atendidas, além de proporcionar mais transparência e controle das atividades realizadas.
A tecnologia utilizada no projeto é parte do sistema gerencial Rang Saúde, que, de acordo com a desenvolvedora Rang Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas Ltda, é uma solução que coloca o paciente em primeiro lugar na Saúde Pública. O sistema é focado na personalização e na experiência dos usuários, disponibilizando uma série de recursos que ajudam a qualificar as unidades de saúde do município.
De acordo com Fabrício, os dispositivos móveis permitem registrar as visitas em tempo real, facilitando o mapeamento de domicílios e territórios e identificando as áreas que precisam de mais atenção. A tecnologia também gera dados georreferenciados, o que, segundo ele, é fundamental para uma análise mais detalhada das necessidades da comunidade e para a tomada de decisões voltadas à elaboração de políticas públicas de saúde.
Fabrício também destacou que o uso da nova tecnologia contribui para a alocação mais estratégica dos recursos, permitindo um aumento no número de visitas realizadas pelos agentes comunitários de saúde. O projeto ainda tem como resultado a redução do uso de papel, já que o registro das visitas e das informações agora é digital, além de diminuir o tempo gasto em computadores nas unidades de saúde, proporcionando maior agilidade no atendimento.
Fonte: GaropabaSC