Hemocentros de todo o país celebram nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do Sangue. A data foi criada para homenagear aqueles que salvam vidas por meio deste ato tão nobre e solidário. Santa Catarina possui sete Hemocentros: Florianópolis, Criciúma, Joinville, Blumenau, Joaçaba, Chapecó e Lages. Além de duas unidades de coleta, Jaraguá do Sul e Tubarão. No Estado, há necessidade atualmente de doadores com tipagem sanguínea A+ e B-. E há alerta para o estoque de sangue O+ e O-.
Gesto de solidariedade, a doação de sangue representa uma nova esperança para os que a recebem. A enfermeira da unidade de Tubarão, Luzia Porto Mampelli, afirma que o doador é quem ganha coma ação. “Ser doador é ser um herói anônimo que espalha esperança e amor ao próximo. Neste Dia Nacional do Doador de Sangue, celebramos a generosidade e a coragem de quem escolhe salvar vidas”, enfatiza.
Conforme Luzia, a unidade de Tubarão atende toda a região. Inúmeros moradores de Capivari de Baixo praticam o gesto de solidariedade. “O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Cada voluntário pode doar sangue até quatro vezes ao ano, no caso de homens, e três vezes caso se trate de uma mulher, com intervalos mínimos de, respectivamente, dois e três meses”, detalha.
Para doar, o candidato tem que ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis. O voluntário deve pesar mais de 50kg e apresentar-se munido de documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
Os interessados devem agendar um horário por meio do telefone/WhatsApp (48) 3626-7383. A unidade de Tubarão está aberta de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. Pessoas que contraíram Covid-19 podem doar sangue, se respeitarem um período mínimo após a melhora completa de sintomas. Para que estejam habilitadas a doar, é necessário que aguarde 30 dias depois que todos os indicativos da doença tenham desaparecido.
Fonte: PMCB