O comércio de Tubarão, no Sul catarinense, ficará aberto até mais tarde nesta sexta-feira (20). Tradicionalmente celebrada na última sexta-feira de novembro, a Black Friday promete movimentar as lojas até as 22 horas.
A expectativa é de 10% de crescimento nas vendas em relação a mesma data do ano passado. "A Black Friday não é uma liquidação, e sim uma ação que visa vender alguns produtos com preço diferenciado. É um esquenta para o Natal, principal data para o comércio", avalia o presidente da CDL Tubarão, Fernando Nandi.
Originalmente criada nos Estados Unidos na década de 80, a Black Friday surgiu justamente para estimular o consumo antes do Natal. Os brasileiros aderiram à ideia aos poucos, adaptando às particularidades do país, e transformaram em uma importante data para o comércio.
Em Tubarão, os lojistas apostam nas vantagens da compra presencial. "O fato de o cliente já sair da loja com o produto em mãos e poder provar ou ver o item de perto faz toda a diferença. Além disso, o contato com o vendedor transmite confiança na hora da compra", cita Fernando.