P U B L I C I D A D E

Estação Verão SC: redução de crimes e novos investimentos marcam o início da temporada

Esforços das forças de segurança visam garantir segurança e lazer para moradores e turistas.
Foto: Eduardo Valente / SECOM-SC

Redação PIXTV (Site)

7 de janeiro de 2025

atualizado às 12:42

O Governo de Santa Catarina iniciou a temporada de verão 2024/2025 com resultados positivos na área de segurança pública e uma série de ações voltadas para moradores e turistas. O programa Estação Verão SC, que busca garantir segurança, lazer e qualidade de vida durante a alta temporada, já apresenta avanços significativos.

Governador Jorginho Mello cumprimenta veranistas em Itapema (SC)

Redução de Crimes

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, o Estado registrou uma redução de 38% no número de roubos e de 39% nos furtos nos primeiros dias da temporada. No caso de furtos e roubos de veículos, a queda foi ainda maior: 53%.

O governador Jorginho Mello destacou os esforços das forças de segurança, que incluem o funcionamento de delegacias com atendimento 24 horas em 18 cidades. Para 2025, uma novidade importante foi a criação da Polícia do Turismo, com policiais bilíngues capacitados para atender visitantes estrangeiros.

Policiais bilíngues são identificados por uma braçadeira 

Avanços na Prevenção e Salvamento

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) também apresentou números expressivos: entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, foram realizados 185 salvamentos por afogamento no litoral e em rios do Estado. Além disso, cerca de 760 mil ações de prevenção foram realizadas, incluindo orientações sobre segurança nas praias.

A temporada conta com o reforço de quase 2 mil guarda-vidas civis, além de recursos como 163 embarcações, 33 quadriciclos, três aviões, dois helicópteros e 145 viaturas.

Investimentos em Segurança

O governo anunciou a entrega de 15 novas caminhonetes ao Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (7), reforçando a infraestrutura em batalhões estratégicos. A Polícia Militar, por sua vez, segue investindo na ampliação do efetivo e na modernização de equipamentos, como viaturas blindadas e novas embarcações para patrulhamento aquático.

Em 2024, a Polícia Militar realizou a inauguração de diversas unidades em todo o Estado e implementou programas preventivos, como o Rede Catarina de Proteção à Mulher e o Rede de Vizinhos, que já contam com milhares de participantes.

Sustentabilidade e Qualidade Ambiental

No âmbito ambiental, o foco está na ampliação do número de praias adequadas para banho. De acordo com o último relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), 37% dos 238 pontos monitorados ainda estão impróprios para banho. O governo está empenhado em melhorar esses índices nos próximos anos.

Em Florianópolis, dos 87 pontos, 56 estão adequados para banho, o que equivale a 64,37%

Com mais de 3 milhões de turistas esperados durante a temporada, Santa Catarina segue se destacando como um dos destinos mais seguros e bem estruturados do Brasil. E a força-tarefa montada reforça o compromisso do Estado com o bem-estar de seus moradores e visitantes, garantindo que todos aproveitem o verão com segurança e tranquilidade.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (2)
Mulher procurada por crime de perseguição no Espírito Santo é presa em Imbituba (SC); VÍDEO
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
modelo siteYT
Polícia Civil investiga golpe milionário contra empresa catarinense Growth Supplements
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (12)
Labirintite: O que é, como identificar e formas de tratamento - Pix Saúde
modelo siteYT
Rio: mortes em operação no Alemão e na Penha chegam a 64, mas número pode passar de 100
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E