A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou, na quarta-feira (15), uma operação contra o crime de estelionato que resultou na prisão de um dos maiores estelionatários do 'golpe do cartão' do Estado.
Leia também: Praias e natureza são as atrações preferidas de turistas brasileiros
O indivíduo, de 42 anos, foi preso em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. O suspeito, natural do Estado de São Paulo, viajava ao Rio Grande do Sul para aplicar o “golpe do cartão” em agências bancárias, de acordo com a corporação.
Também foi apreendido um veículo VW/Taos, o qual era utilizado para aplicar os golpes em diversas cidades gaúchas, como Santa Rosa, Eldorado do Sul, Santa Maria, Erechim, Cachoeira do Sul, Lajeado, Santa Rosa, Porto Alegre e Litoral Norte.
O suspeito praticava o golpe, principalmente, em pessoas com idade avançada, visualizando quando a vítima digitava a senha no caixa de autoatendimento do banco, segundo o Delegado-Adjunto da Delegacia de Torres, Éwerton Melo.
Conforme o Delegado Titular da Delegacia de Polícia de Torres, Marcos Vinicius Muniz Veloso, o suspeito escolhia as vítimas pela sua vulnerabilidade, a fim de facilitar o golpe. “O suspeito ingressava nas agências e trocava o cartão da vítima, sem a mesma perceber. Depois, de posse do cartão bancário furtado, o indivíduo realizava diversos saques da conta da vítima”.
Com o dinheiro furtado das contas das vítimas, o suspeito fazia diversas compras de Iphones, compras em shopping, bem como outros produtos de grande vulto. O valor do prejuízo causado às vítimas é alto, já que os golpes, muitas vezes, chegavam a valores superiores a cem mil reais cada.