P U B L I C I D A D E

O que disseram as prefeituras alvo de operação contra corrupção em SC

Ação cumpriu mandados em Garopaba e outras 16 cidades do Estado.
Foto: MPSC/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

2 de abril de 2025

atualizado às 11:11

Na manhã desta quinta-feira (27), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), deflagrou a operação "CONTROL C", investigando uma organização criminosa suspeita de estar envolvida em fraudes licitatórias.

ENTENDA MAIS SOBRE O CASO: Garopaba e outras 16 cidades de SC são alvo de operação contra fraudes em licitações

A ação apura irregularidades em licitações de software, onde a empresa investigada teria sido favorecida pela manipulação de editais e Termos de Referência, favorecendo sua contratação.

A operação resultou no cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão em 17 municípios catarinenses, incluindo Garopaba, Florianópolis, Tubarão e Criciúma.

A investigação contou com a participação de Auditores Fiscais e Peritos Criminais. Os materiais apreendidos serão analisados pela Polícia Científica.

Veja abaixo o que disseram as prefeituras que foram alvos da ação:

Florianópolis

A Prefeitura foi informada de uma operação do Gaeco envolvendo uma prestadora de serviços que atua em vários municípios de Santa Catarina, incluindo Florianópolis. O contrato com essa empresa, firmado em 2018, antes da atual administração, continua vigente por determinação judicial. A Prefeitura aguarda mais informações da investigação para tomar as medidas necessárias e reitera sua cooperação com todos os órgãos de controle, visando eliminar qualquer irregularidade em contratos do município.

Penha

O Governo Municipal reafirma seu compromisso com a transparência e a colaboração com a justiça, tendo fornecido prontamente todas as informações solicitadas por meio do mandado judicial, no âmbito das investigações sobre contratos da gestão anterior. A Administração continua à disposição das autoridades competentes e segue firme na busca pela verdade, garantindo que todos os fatos sejam devidamente apurados. Ressaltamos que, por se tratar de um processo em segredo de justiça, o município não pode divulgar detalhes adicionais neste momento, mas reafirma seu compromisso com a plena cooperação para que a justiça seja feita, sempre com respeito à legalidade e aos direitos dos cidadãos.

Garopaba

A Administração Municipal, em total cooperação com as autoridades, colocou-se à disposição para facilitar o acesso a documentos que possam ser relevantes para a investigação. A Prefeitura de Garopaba reitera o compromisso com a transparência e afirma que continua à disposição para esclarecimentos, com a finalidade de garantir que todas as ações do município estejam em conformidade com a legislação.

Tubarão

A gestão municipal esclareceu que nenhuma de suas repartições públicas foi alvo de investigações na operação realizada hoje. A prefeitura reafirmou seu compromisso com a transparência e a legalidade em todas as suas ações, colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.

São Ludgero

A Prefeitura Municipal esclarece que a recente operação conduzida pelo GAECO no Centro Administrativo está vinculada a processos de licitação realizados em 2018. A administração atual reafirma que não tem qualquer envolvimento com os fatos investigados e reforça seu compromisso com a transparência e a legalidade e segue colaborando integralmente com as autoridades.

Pescaria Brava

A gestão municipal informou que a ação teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão de documentos e materiais relacionados a contratos firmados entre a administração e duas empresas fornecedoras de serviços e materiais nos anos de 2020 e 2024. A Administração Municipal está colaborando plenamente com as autoridades competentes, garantindo total acesso aos documentos necessários para a investigação.

Balneário Piçarras

O Município informou que documentos antigos foram entregues aos agentes por volta das 6h30, em cumprimento ao mandado de busca e apreensão.

Capivari de Baixo

A Prefeitura de Capivari de Baixo informou que foi alvo de busca e apreensão para coletar documentos e materiais relacionados a contratos com duas empresas fornecedoras de serviço/materiais entre 2021 e 2023. A administração destacou que colabora com as autoridades e reforçou seu compromisso com a transparência.

A matéria será atualizada assim que houver manifestação das demais prefeituras.

Com informações do NSC Total e G1

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E