Uma força-tarefa composta pelo SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), Defesa Civil, Secretaria de Segurança Pública, ICMBio e Polícia Ambiental foi mobilizada para solucionar o rompimento da tubulação que abastece a região de Ibiraquera, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina. O incidente ocorreu na última sexta-feira (4) e comprometeu o fornecimento de água na localidade.

De acordo com o diretor-presidente do SAMAE, Régis da Silva, o rompimento foi causado pela erosão da areia que sustentava a tubulação. “Antigamente, a Barra era aberta mais ao Sul, mas com mudanças naturais ao longo do tempo, o canal passou a se abrir mais ao Norte, o que acabou expondo a tubulação, especialmente nas áreas marcadas pelas linhas azuis”, explicou.
No trecho representado pela linha vermelha (em imagem divulgada pelo órgão), a tubulação flexível está enterrada a aproximadamente nove metros de profundidade. Já nas regiões identificadas pelas linhas azuis, a estrutura encontra-se mais próxima da superfície, o que a torna mais vulnerável.

Segundo o SAMAE, a situação é complexa, pois além da substituição da tubulação danificada, é necessário realizar o aterro da área erodida com areia da praia. A previsão é de que os reparos sejam concluídos até o final desta segunda-feira (7).
Régis da Silva ainda destacou que a autarquia já estuda medidas preventivas para evitar novos rompimentos. “Estamos planejando ações de longo prazo, como aprofundar ainda mais a tubulação e deslocá-la para uma área mais ao norte, reduzindo os riscos de exposição e rompimento”, afirmou.