Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Quadrilha que roubava joalherias no RS é desmantelada em megaoperação da Polícia Civil

Grupo criminoso comandado de dentro da cadeia usava laranjas, veículos de fuga e casas de apoio para esconder ouro e joias; sete pessoas foram presas.
Material apreendido durante a operação. | Foto: PCRS/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

23 de abril de 2025

atualizado às 08:49

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo, deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) a Operação Ouro Fácil, voltada ao combate de uma organização criminosa especializada em roubos a joalherias na região Norte do Rio Grande do Sul.

A ação cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e diversas ordens de prisão preventiva. Seis pessoas foram presas preventivamente por envolvimento com organização criminosa, e uma foi presa em flagrante por tráfico de drogas. A ofensiva mobilizou 58 policiais civis, com ações simultâneas em Passo Fundo e em outros três municípios da região.

Segundo o delegado Venicios Demartini, que coordena as investigações, o grupo é responsável por ao menos 12 roubos a joalherias ao longo do último ano. Os crimes eram executados com alto grau de planejamento. Após os ataques, os criminosos abandonavam os veículos usados na fuga, que eram imediatamente substituídos por outros carros de apoio. Os produtos roubados — especialmente ouro e joias — eram ocultados em imóveis de pessoas ligadas ao grupo e posteriormente revendidos a receptadores especializados.

As investigações, em estágio avançado e sob sigilo, revelaram ainda que o núcleo de comando da quadrilha operava de dentro do sistema prisional. De lá, os líderes articulavam os crimes e davam ordens a comparsas em liberdade. Familiares e pessoas próximas eram usados como laranjas, sendo responsáveis por movimentações financeiras, ocultação de bens e registro de veículos.

A operação contou com apoio das Delegacias de Polícia de Ernestina, Marau, Tapejara, Nova Alvorada, Carazinho, Não-Me-Toque, Victor Graeff, além da 6ª DPRI, 1ª e 2ª DP de Passo Fundo, DHPP, DEAM e DPCA.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (1)
Mulher é morta a tiros em frente a revenda de veículos em Tubarão, no Sul catarinense
image
Capturado um dos criminosos mais procurados do RS
papa-Francisco-caixao-770x433
Vaticano é tomado por milhares de fiéis no primeiro dia de despedida do Papa Francisco
1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
fta20241126069-676x450
Carrefour anuncia fechamento de mais supermercados da bandeira Nacional no RS
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E