O mundo conheceu nesta quinta-feira (8) o novo líder da Igreja Católica. O cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, foi eleito sucessor do papa Francisco pelo conclave realizado no Vaticano, que reuniu 133 cardeais de diferentes países. Ele adotou o nome Leão XIV.
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina no início da tarde, sinalizando ao mundo a escolha do novo pontífice com a tradicional frase em latim: “Habemus Papam!”.
Há pouco, o pontífice fez sua primeira aparição pública e foi calorosamente ovacionado por milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano. Após seu discurso, concedeu a tradicional bênção apostólica Urbi et Orbi.

Próximos passos
Segundo o Vaticano, após a aparição de Robert Francis Prevost na janela da Basílica de São Pedro, ele retorna à Capela Sistina, onde inicia-se uma breve cerimônia, introduzida pela saudação do cardeal mais antigo da Ordem dos Bispos.
O cardeal-sacerdote mais antigo lê então uma passagem do Evangelho, que pode ser “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” ou “Apascenta as minhas ovelhas”. O protodiácono, em seguida, oferece uma oração pelo papa recém-eleito.
Logo depois, todos os cardeais eleitores, em ordem de precedência, aproximam-se para saudar o novo pontífice e jurar-lhe obediência. A cerimônia termina com o canto do Te Deum, conduzido pelo próprio papa recém-eleito.
Com informações da Agência Brasil