P U B L I C I D A D E

Polícia prende suspeito de ataque cibernético ao Tribunal de Justiça do RS em operação interestadual

Mandados contra hacker foram cumpridos na Paraíba.
Operação Negazione, contra cibercriminoso que atacou os sistemas do Tribunal de Justiça do RS, é deflagrada. | Fotos: PCRS

Redação PIXTV (Site)

22 de julho de 2025

atualizado às 11:47

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPRCC/Dercc), deflagrou na manhã desta terça-feira (22) a Operação Negazione em Guarabira, Paraíba. A ação cumpriu mandados de prisão preventiva e busca e apreensão contra um cibercriminoso suspeito de ataques aos sistemas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), ocorridos em março de 2025. O investigado foi preso e equipamentos eletrônicos foram apreendidos.

A investigação teve início após o TJRS reportar um ataque de negação de serviço (DDoS) que tirou do ar o sistema Eproc e o site institucional, prejudicando a prestação jurisdicional. Durante as apurações, foi identificado um canal na deep web operado pelo suspeito, conhecido como “FEDERAL”, que transmitia ao vivo os ataques e oferecia pagamentos via PIX para quem participasse das ações coordenadas contra órgãos públicos.

A análise técnica apontou o uso de uma botnet com mais de dois mil dispositivos infectados em vários países. A prisão preventiva e as buscas foram autorizadas pela Vara Regional de Garantias de Porto Alegre e executadas com apoio da Polícia Civil da Paraíba, evidenciando a importância da cooperação interestadual no combate ao crime cibernético.

Os dispositivos apreendidos serão analisados para identificar outros envolvidos e conexões com crimes semelhantes em outras regiões do país. A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a proteção das instituições públicas e o combate rigoroso aos crimes digitais, garantindo que práticas ilícitas no ambiente tecnológico serão investigadas e punidas conforme a lei.

VEJA TAMBÉM:

img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (12)
Labirintite: O que é, como identificar e formas de tratamento - Pix Saúde
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E