A Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel) atingiu um marco histórico na manhã desta quinta-feira (31) com a ativação da sua nova subestação de energia em Treze de Maio, no Sul de Santa Catarina.
A transferência de carga ocorreu às 5h, com o desligamento do fornecimento da Celesc e o acionamento da nova estrutura, considerada a maior obra da história da cooperativa. O investimento ultrapassa R$ 20 milhões.
Construída no bairro São Luiz, a subestação vai garantir o abastecimento de energia por mais de 50 anos e atenderá, até 2027, 100% do município de Treze de Maio, além de parte de Tubarão e Pedras Grandes. Para Orleans, uma rede de distribuição moderna está em construção para integrar a nova estrutura à rede local.
Além de ampliar a capacidade de atendimento, a nova subestação promete reduzir em até 15% o custo da energia para os associados e proporcionar respostas mais ágeis em casos de interrupção. Com tecnologia de ponta, como cabos de última geração, religadores e alimentadores estratégicos, a estrutura aumenta a confiabilidade do sistema e reduz falhas no fornecimento.
"Em 63 anos de cooperativa, esse é o maior investimento da história. Vai melhorar a qualidade da energia, atrair novas empresas para a região e reduzir os custos para os associados", afirmou o presidente da Coorsel, Arilton Francisconi Candido, o Xela.
As equipes seguem monitorando a operação da nova subestação, reforçando o compromisso com um fornecimento de energia eficiente e seguro.